Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Forte erupção do vulcão Merapi na Indonésia

As autoridades indonésias ordenaram esta quarta-feira a deslocação de vários milhares de pessoas depois de uma nova erupção do vulcão Merapi, mais violenta do que aquela que matou 38 pessoas na semana passada.

3 de Novembro de 2010 às 13:46
Nova erupção do vulcão Merapi, mais violenta do que aquela que matou 38  pessoas na semana passada
Nova erupção do vulcão Merapi, mais violenta do que aquela que matou 38 pessoas na semana passada FOTO: d.r.

"É, até ao momento, a mais forte erupção. Durou cerca de duas horas  desde as 14h27 locais (7h24 em Lisboa)", indicou Surono, responsável pela  vigilância dos vulcões indonésios. 

O mesmo responsável indicou que as autoridades decidiram aumentar o  limite da zona de perigo de 10 para 15 quilómetros.  

"Os campos de refugiados terão de ser retirados desta zona interdita",  indicou o especialista, em declarações à agência noticiosa francesa AFP. 

Mais de 70 mil pessoas foram já acolhidas em vários centros temporários,  que foram abertos após a primeira erupção, registada no passado dia de 26  de outubro.  

Esta nova erupção aumentou a ansiedade entre os deslocados, a maioria  agricultores que tiveram de deixar as suas casas e os respectivos campos  de cultivo, segundo constatou um correspondente da agência AFP.  

O vulcão Merapi, situado a 26 quilómetros a norte da cidade de Yogyakarta,  na ilha de Java, é um dos 129 vulcões indonésios activos com maior actividade,  entrando em erupção, em média, de quatro em quatro anos.  

IndonésiaVulcãoMeratierupção
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)