page view

19 milhões de veículos têm emissões "suspeitas" de azoto na Europa alerta ONG

16 milhões de veículos apresentaram níveis de emissões três ou quatro vezes superiores ao limite oficial.

22 de março de 2023 às 22:35

Dezanove milhões de veículos a gasóleo que circulam na Europa apresentam níveis "suspeitos" de emissões de óxidos de azoto (NOx), alertou esta quarta-feira o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), uma organização não-governamental (ONG) ambientalista.

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) proferiu recentemente vários acórdãos que consideram ilegal 'software' instalado em veículos a gasóleo, noticiou a agência France-Presse (AFP).

Este dispositivo, revelado durante o 'Dieselgate' em 2015, melhora sistematicamente o desempenho do sistema de controlo de gases poluentes durante os procedimentos de homologação.

O sistema de filtragem de emissões de NOx é reduzido ou desativado quando as temperaturas são muito baixas e acima de uma determinada altitude. As fabricantes de automóveis sempre defenderam que este era necessário para proteger o motor.

Dos 53 milhões de carros a diesel vendidos na UE e no Reino Unido entre 2009 e 2019, 24 milhões de veículos produzidos - 19 milhões ainda estão em circulação - tiveram emissões "suspeitas" em relação às decisões do TJEU, segundo o ICCT.

Dezasseis milhões de veículos chegam a apresentar níveis de emissões qualificados como "extremos", ou seja, três ou quatro vezes o limite oficial.

Estas emissões excessivas indicam o "uso provável" de uma estratégia proibida de calibração do motor.

Os 19 milhões de veículos suspeitos, de 200 modelos, foram vendidos por inúmeros fabricantes sob as normas Euro 5 e Euro 6.

As ONG ClientEarth, France Nature Environnement (FNE) e Consumption Housing Framework of Life (CLCV) anunciaram esta quarta-feira que apelaram às autoridades de França, Alemanha e Reino Unido para que os construtores contribuam para um fundo destinado a reduzir a poluição nas estradas.

Para compilar este relatório, o ICCT analisou três fontes de dados de emissões de NOx: dados de testes de laboratório e de campo fornecidos por autoridades governamentais, dados de testes de campo produzidos por organizações independentes e um extenso banco de dados de medições remotas.

O "Dieselgate" surgiu em setembro de 2015 e desestabilizou todo o setor automóvel. Neste escândalo de manipulação de motores, a Volkswagen admitiu ter adulterado 11 milhões de carros para exibir níveis de emissão abaixo dos reais.

Vários fabricantes, como Fiat-Chrysler e PSA (agora Stellantis) e Renault, desde então, estão na mira da justiça.

O TJUE proferiu na terça-feira uma importante decisão sobre uma técnica semelhante, a das "janelas térmicas", que permite controlar a purificação dos gases de escape dos veículos a gasóleo em função da temperatura exterior.

Os proprietários dos automóveis podem, segundo este tribunal, reclamar indemnizações às construtoras.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8