page view

Juiz manda libertar ex-presidente do Brasil Michel Temer

Decisão foi tomada pelo mesmo magistrado que na semana passada recusou avaliar sozinho o pedido de habeas corpus da defesa.

26 de março de 2019 às 01:30

O juiz desembargador António Ivan Atié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região do Rio de Janeiro (TRF-2), mandou esta segunda-feira libertar o ex-presidente brasileiro Michel Temer, detido na quinta-feira por suspeitas de corrupção no âmbito da operação Lava-Jato.

A decisão beneficiou outros sete suspeitos de corrupção presos na mesma operação, entre eles o ex-ministro de Temer Moreira Franco e o coronel João Baptista Lima Filho, considerado pela Lava-Jato como o ‘testa-de-ferro’ do antigo presidente para negócios ilegais.

O magistrado, a quem o pedido de libertação de Temer tinha sido endereçado ainda na própria quinta-feira mas que tinha inicialmente recusado decidir sozinho, preferindo antes enviar o caso para ser analisado amanhã pelo coletivo de desembargadores da I Turma daquele tribunal, mudou ontem, inesperadamente, de ideias e mandou soltar todos os presos.

Temer, que responde ao todo a 10 processos por corrupção, branqueamento de capitais, formação de bando e ainda obstrução à justiça, é acusado neste caso de ter recebido pelo menos 250 mil euros de luvas pagas pela construtora Engevix, para que esta empresa fosse beneficiada na atribuição de contratos de obras públicas com a Central Nuclear Angra III, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8