page view

Autogolo do Paços de Ferreira dá a vitória ao Sporting

Sporting esteve a perder por duas vezes mas conseguiu igualar o marcador e sair em vantagem.

18 de outubro de 2025 às 19:26

O Sporting venceu no terreno do Paços de Ferreira em jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, em prolongamento.

Os 'leões' venceram por 2-3 graças a um autogolo do jogador do Paços de Ferreira, Tiago Ferreira aos 104'. Ronaldo Afonso marcou aos 18', João Victor aos 49' pelos 'castores'.

Pelos 'verde e brancos' Pedro Gonçalves marcou aos 22' e Ioannidis aos 61'. 

O Sporting esteve a perder por duas vezes mas conseguiu igualar o marcador e sair em vantagem.

A estreia do Sporting na edição 2025/26 da Taça de Portugal ficou marcada por uma 'revolução' promovida no 'onze' por Rui Borges, com seis alterações em relação ao último jogo.

Gonçalo Inácio, que se lesionou na seleção, e Maxi Araújo tiveram direito a folga total, enquanto Rui Silva, Debast, Trincão e Suárez ficaram no banco. Nos seus lugares jogaram João Virgínia, Eduardo Quaresma, Diomande, Ricardo Mangas, Alisson e Ioannidis.

Para os locais, arredados pelo terceiro ano consecutivo da I Liga e em sérias dificuldades financeiras, este reencontro permitia matar saudades dos grandes jogos, reabastecer as contas e oferecer a réplica possível, a pensar mais nos jogos seguintes, para a II Liga.

Nesse sentido, Filipe Cândido promoveu cinco alterações, como Jeimes, na baliza, ainda que Tiago Ferreira, Francisco Ramos, João Caiado e João Victor sejam habituais apostas.

Como se esperava, os bicampeões nacionais e detentores da Taça tomaram conta da bola e do meio campo ofensivo, onde o Paços, com uma linha de cinco a defender e mais quatro elementos à sua frente, juntava muita gente, mas sem nunca perder de vista uma recuperação de bola que potenciasse uma saída rápida.

João Caiado protagonizou o primeiro remate do jogo, aos três minutos, aproveitando um desarme a Hjulmand, que ficou a queixar-se de falta, respondendo o Sporting por Mangas, desmarcado por Morita, aos 11.

A superioridade dos 'leões' no jogo não tinha tradução em oportunidades, até porque o ritmo de jogo seguia quase sempre abaixo do limite mínimo de velocidade, além de que a equipa denotava pouca agressividade nos momentos de perda.

E assim nasceu o tento inaugural, aos 18 minutos, a partir de uma recuperação de Rafa Vieira a meio campo, seguido de um controlo de bola mais à frente e sem pressão de Lumungo, que viria a finalizar com um remate cruzado após tabela com João Victor.

O Paços adiantou-se, mas quase não teve tempo de saborear a vantagem, porque Pedro Gonçalves empatou quatro minutos depois, em mais 'um passe à baliza' do internacional luso, aproveitando uma bola solta na entrada da área, na sequência do que pareceu falta para grande penalidade de Gonçalo Cardoso sobre Ioannidis.

O empate não mudou a face do jogo, mas só depois do intervalo os espetadores presentes - mais de cinco mil - voltaram a ver golos, com o Paços a adiantar-se de novo, num dos melhores lances do jogo.

Miguel Mota, que substituiu o já 'amarelado' Anilson na saída do segundo tempo, iniciou a jogada, que contou ainda com a participação de Lumungo, responsável pelo cruzamento atrasado a que João Victor respondeu com êxito.

Fresneda e Trincão foram a reação imediata de Rui Borges, seguindo-se Catamo, Debast e Suárez, para fazer dupla com Ioannidis, o que diz bem das dificuldades colocadas pelos pacenses.

A resistência dos locais, cada vez mais remetidos à defesa, cedeu no cabeceamento de Ioannidis, aos 61 minutos, a repor o empate, na sequência de um dos mais de 20 cantos conquistados no jogo pelo Sporting.

Só no final da primeira parte do prolongamento, os 'leões' lograram, pela primeira vez, colocar-se em vantagem, num autogolo de Tiago Ferreira, infeliz na tentativa de desfazer um cruzamento de Fresneda, aos 104 minutos, após muitos cantos e várias ameaças à baliza de Jeimes.

Início da 2ª parte (Prolongamento)
Intervalo (Prolongamento)
Final do jogo
Início da 1ª parte (Prolongamento)
Fim da 2ª parte
61'

GoloGOLOOOOOOOOOOO!

Golo do Sporting! Quenda cobra um canto da direita para Ioannidis cabecear para golo na área, aproveitando a má saída do guarda-redes Jeimes.

49'

GoloGOLOOOOOOOOOOO!

Golo do Paços de Ferreira! João Victor recoloca os castores na frente do marcador após jogada coletiva do Paços pelo lado direito do ataque.

2ª parte
Intervalo
22'

GoloGOLOOOOOOOOOOO!

Golo do Sporting! Num lance em que Ioannidis reclama penálti sobre si, Pote recebe a bola na grande área, desvia para fora e remata forte e colocado para o 1-1.

18'

GoloGOLOOOOOOOOOOO!

Golo do Paços de Ferreira! Marca Ronaldo Lumungo, aproveitando uma boa jogada em que o Sporting perde a bola na saída a jogar e na qual Eduardo Quaresma ficou mal na fotografia.

Apito Inicial

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8