page view

Biden alerta Putin que guerra será desastrosa no caso de invasão da Ucrânia

Telefonema é visto como um derradeiro esforço diplomático para evitar o conflito.

13 de fevereiro de 2022 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Biden alerta Putin que guerra será desastrosa no caso de invasão da Ucrânia

Um dia depois de pedir aos norte-americanos para deixarem a Ucrânia devido ao risco de guerra iminente, o presidente dos EUA alertou este sábado o homólogo russo para os custos elevados e as perdas de uma guerra na Ucrânia. Num telefonema de mais de uma hora, Joe Biden garantiu a Vladimir Putin que os EUA e aliados europeus estão preparados para dar resposta rápida e decisiva a uma eventual invasão russa.

Num telefonema visto como derradeiro esforço para resolver o conflito pacificamente, Putin reiterou, por seu lado, acusações ao Ocidente sobre a falta de pressão sobre a Ucrânia para que respeite os acordos de Minsk, assinados em 2014 e 2015 para pôr fim à guerra no leste da Ucrânia. Neles se prevê o reconhecimento de maior autonomia às regiões pró-russas do Donbas e o poder de estas vetarem decisões como a eventual adesão da Ucrânia à NATO.

O telefonema de Biden aconteceu pouco depois de outro de Emmanuel Macron. O presidente francês disse a Putin que o desejo de negociações não é compatível com a escalada bélica da Rússia, que há semanas tem 120 mil soldados na fronteira. Apesar disso, Macron diz que Putin não deu indicações de estar a preparar uma invasão.

Portugal e Espanha juntaram-se aos EUA e uma dezenas de outros países que instaram os seus cidadãos a deixarem a Ucrânia. Portugal desaconselha também viagens para o país devido “ao agravamento da situação de segurança”.

Milhares de ucranianos desfilaram em Kiev contra Putin e as ameaças de guerra. Mas o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou à calma e voltou a acusar a imprensa de alarmismo sobre a guerra, que só contribui para aumentar o pânico na população.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8