page view

Autoridades mudam estratégia e isolam aldeia francesa onde desapareceu Émile

Criança não é vista desde sábado. Mensagem de voz gravada pela mãe está a ser transmitida por alto-falante durante as buscas.

11 de julho de 2023 às 09:00
A carregar o vídeo ...

Mais de 800 pessoas procuram Émile, o menino de dois anos desaparecido em França

Émile, um menino com dois anos e meio, está desaparecido desde sábado na região dos Alpes de Haute-Provence, em França. A criança estava a brincar na casa dos avós na aldeia Le Vernet quando deixou de ser vista por volta das 17H15. 

O rapaz tem cerca de 90 centímetros de altura, cabelo loiro e olhos castanhos. Quando desapareceu tinha vestida uma t-shirt amarela e uns calções brancos com um padrão verde. 

Não há pistas do paradeiro da criança

De acordo com o jornal francês Le Figaro, até ao momento não há qualquer pista sobre o paradeiro de Émile. Já foram, no entanto, efetuadas mais de 500 chamadas para ajudar a localizar a criança e duas testemunhas referiram que a viram numa rua com declive no dia do desaparecimento.

Esta terça-feira, as autoridades francesas anunciaram uma operação de busca, mais direcionada e seletiva. O local estará isolado e apenas podem entrar e sair os moradores da aldeia, que têm vindo a ser entrevistados pelas autoridades. Segundo o La Provence, a mãe do menino já foi ouvida.

Dez militares do Exército, especialistas em intervenções em áreas complicadas, chegaram ao local para participar nas buscas. Os investigadores estão a concentrar-se na possibilidade de o desaparecimento estar relacionado com um acidente.

"A área tornou-se praticamente um local de crime, porque agora temos de começar do zero em termos de vestígios e pistas", disse à TF1 o General Jacques Morel, antigo chefe da secção de investigação de Versailles.

Cerca de 800 pessoas participaram nos primeiros dias de busca

Nos dias anteriores chegaram a ser mobilizados mais de 800 elementos, entre exército, bombeiros, polícia, equipas cinotécnicas, drones, 20 equipas de cães pisteiros e 200 voluntários. 

"Todas as hipóteses permanecem válidas", declarou o magistrado numa conferência de imprensa na segunda-feira à noite. "Nenhuma é favorecida e nenhuma é excluída. Foram realizadas numerosas entrevistas a testemunhas".

Mensagem de voz gravada pela mãe está a ser transmitida por alto-falante durante as operações

Há dois helicópteros equipados com câmaras termográficas que sobrevoam a localidade à procura de sinais da Émile. A mãe do menino gravou uma mensagem de voz que está a ser transmitida através das aeronaves. O objetivo das autoridades é que o rapaz reconheça a voz da mãe caso esteja perdido. 

Os pais do menino de dois anos estão devastados com o desaparecimento do filho. Apesar de ainda não se terem pronunciado publicamente, o responsável pela região diz que os familiares estão em grande aflição.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8