page view

Red Bull investigada por Bruxelas por limitar ilegalmente a concorrência na UE

Uma das principais concorrentes da Red Bull é a Monster Energy, que tem precisamente bebidas energéticas com volume superior a 250 ml.

13 de novembro de 2025 às 15:01

A Comissão Europeia anunciou uma investigação à empresa de bebidas energéticas Red Bull por suspeitar que tenha ilegalmente limitado a concorrência na União Europeia (UE) nas embalagens com volume superior a 250 mililitros (ml).

"A Comissão Europeia abriu uma investigação formal em matéria de concorrência para avaliar se a empresa de bebidas energéticas Red Bull restringiu ilegalmente a concorrência no setor das bebidas energéticas, em violação das regras da UE que proíbem o abuso de uma posição dominante no mercado", indica a instituição em comunicado.

Após ter realizado inspeções não anunciadas na sede, na Áustria, e em várias subsidiárias europeias em 2023, o executivo comunitário indica agora ter "indícios de que a Red Bull, fabricante da conhecida bebida energética de 250 ml, poderá ter desenvolvido uma estratégia à escala do Espaço Económico Europeu para restringir a concorrência de bebidas energéticas com volume superior a 250 ml, no canal de venda denominado 'off-trade', ou seja, pontos de venda onde as bebidas são compradas para consumo fora do local, como supermercados e lojas de estações de serviço".

Uma das principais concorrentes da Red Bull é a Monster Energy, que tem precisamente bebidas energéticas com volume superior a 250 ml.

Tem a sua maior participação no mercado de bebidas energéticas, atrás da Red Bull.

De acordo com a investigação comunitária, a estratégia da Red Bull passou por conceder incentivos monetários e não monetários aos seus clientes 'off-trade' para que deixassem de vender bebidas energéticas concorrentes ou as desfavorecessem quando estas fossem vendidas em tamanhos superiores a 250 ml e por usar indevidamente a sua posição de gestão de categoria (junto dos fornecedores) para que essas embalagens fossem retiradas ou prejudicadas.

Bruxelas suspeita que esta estratégia tenha sido usada pelo menos nos Países Baixos, onde a Red Bull detém uma posição dominante.

Se confirmadas as suspeitas, as práticas investigadas podem violar as regras da UE que proíbem o abuso de uma posição dominante.

A Red Bull pode ser alvo de uma multa de até 10% do seu volume de negócios anual se for considerada culpada de violar as regras europeias da concorrência.

A Comissão Europeia vai agora realizar esta investigação aprofundada com caráter prioritário.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8