page view

25 de Abril também é celebrado em São Paulo

Desde quarta-feira que as comunidades portuguesas na capital paulista assinalam os 40 anos de liberdade e, hoje, o fado irá ecoar nos palcos brasileiros.

25 de abril de 2014 às 19:56

Os portugueses residentes na cidade brasileira de São Paulo juntaram-se aos seus em Portugal e nas comunidades de língua portuguesa espalhadas pelo mundo nas celebrações dos 40 anos do 25 de Abril.

Foram vários os eventos que tiveram lugar em São Paulo, quase todos da responsabilidade do Centro Cultural 25 de Abril, com o apoio do Conselho das Comunidades Portuguesas do Estado de São Paulo e da Casa de Portugal.

As comemorações tiveram início na quarta-feira, dia 23, com uma sessão solene na Câmara Municipal da cidade, onde vários oradores lembraram os 40 anos da Revolução dos Cravos e analisaram as consequências para Portugal nestas quatro décadas. Na quinta-feira tiveram lugar duas palestras que também lembraram os 40 anos de liberdade, uma proferida pelo escritor angolano José Eduardo Agualusa, na Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, e outra na Casa de Portugal, pelo jornalista Albino Castro, da TV Cultura, filho de portugueses, onde também participaram Isaías Santos e José Aníbal, este último secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Hoje, o ponto alto das celebrações será no auditório do Parque do Ibirapuera, cartão postal de São Paulo, onde no final da noite decorrerá um espetáculo com artistas portugueses e brasileiros. Carlos do Carmo irá cantar alguns dos seus mais famosos fados ao lado de Carminho, António Serrano e Ivan Lins.

A festa prossegue sábado de manhã, no Centro Cultural 25 de Abril, que irá receber a cerimónia simbólica de colocação de flores junto ao monumento denominado ‘As portas que Abril abriu’, erguido também no Parque Ibirapuera, na Praça Mestre de Aviz. No final da tarde, dois concertos continuarão os festejos, apresentando-se na Galeria Olido, no centro antigo da capital paulista, primeiro a banda de rock 365, e depois os artistas Susana Travassos e Chico Saraiva.

O Correio da Manhã tentou saber de mais alguns eventos nos restantes estados brasileiros, mas nenhum foi capaz de confirmar a realização de eventos evocando o 25 de Abril.

Na Bahia, por exemplo, segundo o Conselho das Comunidades Portuguesas do Estado da Bahia, na cidade de Salvador, o número de portugueses é reduzido, e no Rio de Janeiro, apesar de existir uma gigantesca comunidade lusitana, de acordo com as várias entidades contactadas pelo nosso jornal não há nenhuma associação como a existente em São Paulo que organize as celebrações acima descritas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8