Desastre deste domingo foi o pior do século num país que regista indíces dramáticos na aviação.
1 / 4
O mais recente acidente de viação ocorrido no domingo, no Nepal, trouxe à memória vários outros desastres aéreos que tiveram lugar no país. Conhecido por ter oito das 14 montanhas mais altas do mundo e pela rápidas mudanças climáticas, o Nepal tem uma lista longa de acidentes aéreos que vitimaram dezenas de pessoas e feriram outras tantas.
Outubro de 2008
O avião Yeti Airlines Flight 101 que fazia a ligação entre Katmandu e Lukla, na região do Evereste despenhou-se quando se preparava para pousar no Aeroporto Tenzing-Hillary, a 8 outubro de 2008. De acordo com a revista India Today, o voo doméstico tinha 19 pessoas a bordo, entre elas três tripulantes e o capitão, o único sobrevivente. Catorze das vítimas mortais eram turistas, sendo 12 deles alemãs e duas australianas. Momentos antes de pousar, o trem de aterragem ficou preso numa cerca de segurança, provocando a queda e a explosão do avião. O único sobrevivente, Surendra Kunwar, foi levado de emergência para Katmandu. No momento do acidente, registaram-se fracas condições meteorológicas, nomeadamente fraca visibilidade.
Dezembro de 2010
Cinco minutos depois de descolar, o avião Tara Air DHC-6-300 viria a perder o contacto por rádio com o controlo aéreo a 15 de dezembro de 2010. Com partida a partir de Lamidanda, no Nepal, e chegada prevista após 35 minutos de viagem em Katmandu, o avião fazia o transporte de 19 passageiros e três tripulantes. Não houve sobreviventes. Buscas foram desencadeadas para encontrar o avião que só viria a ser encontrado em destroços na manhã seguinte, a uma altitude de 2.600 metros. O acidente aconteceu devido à baixa altitude a que o avião voava, tendo a asa esquerda atingido o topo da montanha Palunge. Os vários fragmentos do avião ficaram espalhados por mais de 200 metros.
Setembro de 2011
Todas as 19 pessoas a bordo do avião Beechcraft 1900D da Buddha Air morreram enquanto faziam uma viagem turística à volta de Monte Evereste, no dia 25 de setembro de 2011. Segundo a India Today, a colisão com uma colina foi fatal para os 16 passageiros e os três tripulantes. Mais uma vez a partida tinha tido lugar em Katmandu e era esperado que o meio aéreo regressasse depois de uma hora, no entanto o avião viria a cair quando se aproximava do aeroporto. Testemunhas do acidente relataram que o avião explodiu no momento do impacto. As condições meteorológicas adversas, baixa visibilidade, nuvens baixas e chuva, foram apontadas como a causa do acidente.
Maio de 2012
reze peregrinos indianos e dois nepalenes, numa colina no Nepal. A aeronave voava do aeroporto de Pokhara para o aeroporto de Jomsom. Seis pessoas sobreviveram ao embate.
Setembro de 2012
Não cinco como em dezembro de 2010, mas dois minutos chegaram para vitimar as 19 pessoas que seguiam a bordo do avião Dornier Do-228 da companhia aérea Sita Air. Logo após descolar, um pássaro embateu no motor direito da aeronave que fazia a ligação entre Kathmandu e Lukla, a cerca de 15 metros do solo a 28 de setembro de 2008. O avião ficou instável e apesar de a tripulação ter tentado fazer com que voltasse ao aeroporto, a aeronave acabaria por se despenhar e pegar fogo ao tentar pousar de emergência na margem do rio Manohara. Foram necessários 40 minutos para extinguir o incêndio. Todas as 19 pessoas a bordo, entre elas 16 passageiros - na sua maioria turistas - e três tripulantes perderam a vida.
Fevereiro de 2014
O avião De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter fazia a ligação entre Pokhara e Jumla, quando caiu cerca de 30 minutos depois de descolar a 16 de fevereiro de 2014. Os 15 passageiros e três tripulantes morreram. Durante o voo, o gelo obrigou a que a aeronave tentasse alterar a rota para o aeroporto de Bhairahawa. No eanto, o avião perdeu o contacto por rádio com os controlo aéreo e levou a que se iniciassem buscas. Os destroços do avião foram encontrados em selvas perto de Khidim, a uma altitude de 1.800 metros de altitude, numa distância de sete quilómetros.
Fevereiro de 2016
Partiu de Pokhara com 23 ocupantes a bordo, mas não chegou a chegar ao destino em Jomson no dia 24 de fevereiro de 2016. Um avião da Tara Air perdeu o contacto por rádio apenas oito minutos depois da descolagem. Os fragmentos do avião viriam a ser encontrados queimados numa área montanhosa na região, em Myagdi. Ninguém sobreviveu ao acidente.
Março de 2018
71 pessoas iam a bordo de um avião da companhia aérea US Bangla para Kathmandu, quando o acidente aéreo se deu a 12 de março de 2018. A aeronave despenhou-se quando se preparava para pousar no aeroporto internacional de Tribhuvan. Inicialmente escalado para aterrar na pista dois, a tripulação do avião pediu para mudar e aterrar antes na 20. A aeronave acabou por se despenhar e pegar fogo. De todos os ocupantes a bordo, 49 pessoas não sobreviveram.
Um helicóptero particular da Air Dynasty caiu numa colina enquanto encontrar o caminho de regresso para Katmandu. O ministro do Turismo do Nepal Rabindra Adhikari, estava entre os sete passageiros que morreram no acidente. De acordo com o relatório preliminra citado pela India Today, houve violações de procedimentos operacionais, como a disposição incorreta dos assentos dos passageiros.
Abril de 2019
Uma aeronave Let L-410UVP da Summit Air encontrava-se a fazer a descolagem do aeroporto de Lukla, quando saiu da pista e colidiu com um helicóptero ali estacionado, tendo apenas parado ao embater num segundo. O copiloto do avião da Summit Air, bem como duas pessoas que estavam no heliporto morreram no acidente.
Maio de 2022
De Havilland Canada DHC-6-300 Twin Otter
levava 19 passageiros e três tripulantes para Jomson no dia 29 de maio de 2022. O meio aéreo encontrava-se a chegar ao aeroporto na região quando se despenhou numa zona montanhosa. De acordo com a India Today, nenhuma das 22 pessoas a bordo sobreviveu. Todos os corpos foram recuperados três dias depois do acidente. De acordo com o relatório da investigação do governo do Nepal, o mau tempo pode ter causado a queda do avião. Janeiro de 2023Até ao momento foram encontrados 66 corpos das 72 pessoas que iam a bordo do avião ATR 72 da Yeti Airlines, na sequência do acidente aéreo que teve lugar em Pohkara a 15 de janeiro deste ano. A bordo do avião seguiam passageiros de vários países, nomeadamente da Índia, da Rússia, da Coreia, da Austrália, da Argentina, da Irlanda e de França. O avião despenhou-se entre o antigo e o novo Aeroporto Internacional de Pokhara, no centro do Nepal, 200 quilómetros a oeste da capital, Katmandu. Prosseguem agora as buscas pelas restantes pessoas que estavam dentro do avião.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.