page view

Antigo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, alvo de buscas da Polícia Federal

Terá de utilizar pulseira eletrónica e cumprir um recolher obrigatório a casa durante a noite e aos fins de semana.

Atualizado a 19 de julho de 2025 às 13:41
A carregar o vídeo ...

Antigo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, alvo de buscas da Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) brasileira desencadeou ao amanhecer desta sexta-feira, 18, uma operação de cumprimento de mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A acção está a decorrer em Brasília, onde Bolsonaro vive e trabalha.

Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido assim que amanheceu, como prevê a lei, na elegante residência onde Bolsonaro vive com a mulher, Michelle Bolsonaro. O outro mandado foi cumprido no escritório político do antigo governante, na sede do Partido Liberal, PL, também na capital brasileira.

De acordo com as informações iniciais, os mandados cumpridos esta sexta-feira referem-se a um novo processo em que Jair Bolsonaro e um dos filhos, Eduardo Bolsonaro, são investigados por suposta coação e obstrução de Justiça. Alexandre de Moraes, o magistrado que comanda os processos contra Jair Bolsonaro, instaurou esse novo inquérito depois de Eduardo ter ido para os Estados Unidos e ter iniciado uma campanha que levou Trump a decretar tarifas contra o Brasil em retaliação ao que considera a perseguição do juiz ao ex-presidente.

Os mandados desta sexta-feira também foram expedidos por Alexandre de Moraes, que comanda ainda o julgamento contra Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado. Além de busca e apreensão, Alexandre de Moraes determinou o cumprimento de medidas cautelares, que incluem o uso de pulseira electrónica pelo antigo chefe de Estado.

Bolsonaro terá de cumprir ainda um recolher obrigatório domiciliar durante o período noturno assim como durante os fins de semana. O STF também o proibiu de entrar em contacto com o filho Eduardo, que habita nos Estados Unidos. De acordo com a  CNN Brasil, os agentes terão encontrado dólares na casa do antigo presidente e ainda está por apurar se o dinheiro seria utilizado para uma eventual fuga.

A acção decretada por Moraes acontece horas depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter enviado uma carta a Jair Bolsonaro, de quem é aliado, lamentando o que ele está a passar nas mãos do STF. Trump classificou o julgamento comandado por Alexandre de Moraes como uma vergonhosa caça às bruxas e, na carta desta quinta-feira, disse que o julgamento tinha de ser interrompido imediatamente.

Em atualização

Publicada originalmente a 18 de julho de 2025 às 12:41

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8