page view

António Costa afirma que a Gronelândia "pertence ao seu povo" e que UE não vai aceitar violações do direito internacional

Declarações surgem após ameaças de Trump e anúncio do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, ter anunciado encontro com representantes da Dinamarca para se discutirem tensões.

07 de janeiro de 2026 às 17:49

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou que "a Gronelândia pertence ao seu povo" e que a União Europeia não vai aceitar violações do direito internacional, independentemente do local onde ocorram. As declarações foram feitas pelo presidente do Conselho Europeu num discurso a partir do Chipre, para assinalar a presidência rotativa da UE, cita a Reuters.

As declarações surgem num momento de crescente tensão entre a comunidade dos líderes internacionais, depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter vindo dizer que estava a avaliar com a sua equipa "múltiplas alternativas" para tomar posse do território dinamarquês da Gronelândia, incluindo por via militar, afirmou esta terça-feira a Casa Branca.

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou que está marcado um encontro com representantes da Dinamarca para serem discutidas as tensões na Gronelândia, durante a próxima semana.

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, avisou que um ataque dos EUA contra a Gronelândia "seria o fim da NATO" e denunciou a "pressão inaceitável" de Donald Trump para controlar aquele território.

Os líderes de sete países europeus - França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha, Reino Unido e Dinamarca - assinaram na terça-feira uma declaração conjunta a defender a autonomia da Gronelândia. No documento, os líderes internacionais marcam a posição de que a Gronelândia pertence à Dinamarca.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8