Lázaro Barbosa de Sousa já matou cinco pessoas, feriu outras cinco, entre elas dois polícias, e protagonizou diversos tiroteios.
Um homem acusado de ser um assassino e violador em série tem conseguido escapar nos últimos oito dias a uma gigantesca perseguição feita por mais de 200 agentes da polícia da cidade-estado de Brasília e do estado vizinho de Goiás, no centro-oeste do Brasil, fugindo através das densas matas da região e fazendo reféns moradores de quintas, que usa como escudos por algum tempo. Desde quarta-feira da semana passada, Lázaro Barbosa de Sousa, de 32 anos, já matou cinco pessoas, feriu outras cinco, entre elas dois polícias, e protagonizou diversos tiroteios com habitantes de áreas rurais e agentes que o cercaram, conseguindo escapar a todas as investidas até esta quarta.
Ao todo, mais de 200 agentes da Polícia Militar (Segurança Pública), Polícia Civil (Judiciária) e Polícia Rodoviária, estão a perseguir Lázaro desde o passado dia 9, altura em que alegadamente cometeu o primeiro crime desta série, matando quatro pessoas da mesma família, pai, mãe e dois filhos, que moravam numa quinta que invadiu em Ceilândia, cidade vizinha a Brasília. Os agentes recorrem a quase 100 carros, incluindo veículos todo o terreno e dezenas de motas, sendo reforçados pela cavalaria, vários helicópteros, drones e cães pisteiros, e esquadrinham cada palmo das enormes matas que circundam as cidades de Edilândia e Cocalzinho, no estado de Goiás, onde Lázaro tem sido visto depois de fugir de Brasília.
Apesar do gigantesco aparato e de, por várias vezes, terem ficado frente a frente com o fugitivo, os agentes não conseguiram detê-lo até à tarde desta quarta-feira, 16 de Junho. Quando parece que a prisão ou morte de Lázaro está iminente, como quando, na noite desta terça-feira, foi cercado numa área de mata na área rural de Cocalzinho de Goiás, ele escapa novamente.
Desde que matou a família em Ceilândia, Lázaro Barbosa de Sousa tem repetido diariamente a mesma forma de agir e nem tenta sair da região, optando por ir de uma localidade para outra próxima, voltando para a primeira quando é cercado. Todos os dias tem invadido pequenas quintas das florestas de Goiás e dos arredores de Brasília, obrigando os moradores a prepararem-lhe suculentas refeições. Depois de descansar um pouco, foge de novo, levando reféns para a mata e libertando-os quando se sente seguro.
Numa dessas quintas que invadiu, o fugitivo matou mais uma pessoa e feriu várias, tendo em outras propriedades que tentou invadir trocado tiros com caseiros ou moradores que, já alerta, o receberam com tiros. Em alguns desses ataques, Lázaro prendeu todos os homens numa divisão da casa, mandou todas as mulheres tirarem a roupa, violando algumas delas.
FILHO DO DIABO
Conhecendo profundamente a região, pois não tem família nem casa e viveu a vida toda no meio da mata, Lázaro sabe onde se esconder e, diz a polícia, tem uma enorme capacidade de ocultar a sua presença. Os agentes revelaram que o fugitivo consegue erguer no alto de uma árvore em poucos minutos uma casa com o que tem à volta, como ramos, folhas de árvores e pedras, por exemplo, e que o faz de uma forma tal que fica invisível tanto para quem o procura de helicópero ou por quem passa de carro ou mota bem perto de onde ele está.
Os reféns libertados esta terça-feira descreveram após a libertação que o homem os obrigou a entrar num rio com pouco caudal da região, por onde todos fugiram dentro de água para não deixarem rastos, e que quando um helicóptero se aproximou os obrigou a esconderem-se em reentrâncias da margem. Numa outra parte do percurso, quando os polícias se aproximaram de carro, os reféns foram obrigados a deitar-se no chão no meio das árvores e a cobrirem os corpos com folhas, passando mais uma vez despercebidos.
VIDA DE CRIMES
Preso outras duas vezes, voltou a escapar da cadeia outras tantas, a última vez em 2018. Caçador, tem uma pontaria afinada e gosta de dar tiros, tendo demonstrado nestes últimos dias uma grande capacidade, provavelmente por em cada quinta invadida ele roubar as armas e as munições que moradores de áreas rurais costumam ter em casa para caçar ou se proteger.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.