page view

Autoridades resgatam casal preso em rocha durante enchente no centro de Moçambique

Casal tentava atravessar o rio numa das regiões mais afetadas pelas chuvas registadas nos últimos dias.

27 de dezembro de 2025 às 19:40

As autoridades moçambicanas resgataram um casal que ficou um dia preso sobre uma rocha devido às inundações no rio Vanduzi, no distrito de Gorongosa, província de Sofala, centro de Moçambique, avançou este sábado fonte oficial.

De acordo com uma nota da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), o casal ficou preso, na terça-feira, quando tentava atravessar o rio naquele distrito, que faz parte das regiões mais afetadas pelas chuvas registadas nos últimos dias naquela província.

"[O resgate] aconteceu no dia 24 de dezembro no distrito de Gorongosa. O casal ficou um dia sobre uma rocha sem comer e beber, surpreendidos pelas águas do rio Vanduzi", refere-se.

Segundo a ANAC, para o resgate do casal, o Governo distrital solicitou o apoio da companhia Zambeze Delta Safaris (ZDS), que usou um helicóptero de caça furtiva e conservação para salvar as vítimas.

Imagens divulgadas pela ANAC mostram o momento em que o helicóptero, no meio da chuva, aproxima-se do casal que se encontrava por cima do rochedo, no meio do rio com uma correnteza forte.

Pelo menos 16 pessoas morreram desde outubro devido ao mau tempo em Sofala, no centro de Moçambique, anunciou na sexta-feira fonte oficial, referindo que dois óbitos ocorreram em 72 horas devido às chuvas.

"Nas últimas 72 horas, nós tivemos, na província de Sofala, dois óbitos, sendo [a primeira morte de] uma criança de dois anos, que ocorreu na cidade da Beira, e o outro óbito ocorreu ontem [na quinta-feira], no distrito de Búzi, em Grudja, de um idoso, e ambos foram óbitos devido ao afogamento. Mas, a época chuvosa toda, até ao momento, nós já temos um total de 16 óbitos", disse à comunicação social Aristides Armando, delegado do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), em Sofala.

Segundo o responsável, as chuvas registadas naquela província afetaram principalmente os distritos de Dondo, Nhamatanda, Búzi, Chibabava e Gorongosa, causando inundações na bacia hidrográfica do Púnguè e na bacia de Búzi.

As autoridades moçambicanas alertaram, na quinta-feira, para o risco de inundações no centro do país, devido à ocorrência de chuvas.

Em comunicado, a Administração Regional de Águas (ARA) do Centro refere que as bacias hidrográficas daquela região de Moçambique têm registado, nos últimos dias, ocorrência de chuvas "fortes a muito fortes", levando à contínua subida dos níveis de água com destaque para as regiões do baixo Búzi e Alto Punguè.

"Tomando em conta a situação hidrológica prevalecente e associada às previsões de ocorrência contínua de chuvas moderadas, sendo localmente fortes, para as próximas 48 horas, prevê-se subida dos níveis de água, que poderá resultar em inundações localizadas e, consequentemente, impactos nas vias de acesso, infraestruturas e campos agrícolas", situação que deverá afetar várias bacias hidrográficas das províncias de Sofala, Manica e de Quelimane.

Face à situação, a ARA Centro refere que "reitera o apelo a todas as entidades públicas e privadas, as autoridades locais, aos agentes económicos e ao público para tomada de medidas de precaução, devendo retirar-se das zonas de risco de inundação e evitar a travessia dos rios".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8