page view

Autoridades francesas efetuam sete detenções

Primeiro-ministro acrescenta que os Serviços Secretos conheciam os dois suspeitos.

08 de janeiro de 2015 às 07:25

O primeiro-ministro francês disse esta quinta-feira que várias pessoas foram detidas durante a busca pelos dois irmãos suspeitos de matarem 12 pessoas num ataque ao semanário francês Charlie Hebdo.

"Muitos [suspeitos] foram detidos durante a noite", disse o primeiro-ministro francês Manuel Valls à rádio RTL, acrescentando que os Serviços Secretos conheciam os dois suspeitos, que ainda não foram encontrados, e estavam "sem dúvida" a seguir os seus movimentos antes do ataque de quarta-feira.

Os irmãos franco-argelinos Chérif Kouachi e Said Kouachi

Mais tarde, o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, precisou serem sete as pessoas sob custódia policial.

"Sete pessoas", respondeu o ministro à rádio Europe 1 em resposta a uma questão colocada pelos jornalistas.

Uma fonte judicial confirmou que sete pessoas, homens e mulheres ligados aos dois irmãos suspeitos da autoria do ataque, foram detidas.

O ataque à sede do Charlie Hebdo foi realizado quarta-feira por três homens vestidos de preto, encapuzados e armados, que gritaram "Allah Akbar" (Alá é Grande) e "afirmaram pretender vingar o profeta" Maomé.

O mais jovem dos três, de 18 anos de idade, já se entregou à polícia, mas até à madrugada de hoje em Paris, os outros dois – os irmãos Said Kouachi e Cherif Kouachi, de 32 e 34 anos, respetivamente – continuavam em fuga.

Entre as vítimas do ataque, o mais grave ocorrido na capital presença desde a década de 1990, figuram os cartoonistas Stéphane "Charb" Charbonnier, 47 anos e diretor da publicação, Jean "Cabu" Cabut, 76 anos, Georges Wolinksi, 80 anos, e Verlhac "Tignous" Bernard, 58 anos.

Da esquerda para a direita: Cabu, Tignous, Charb e Wolinski

Massacre em jornal francês faz 12 mortos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8