Aeronave caiu na Colômbia com jogadores do Chapecoense. Tragédia matou 71 pessoas.
1 / 37
As operações de resgate foram suspensas devido a "fortes precipitações" e quando as autoridades policiais garantiram que "já não há mais sobreviventes na zona". Os 71 corpos já foram, no entretanto, resgatados e identificados.
Avião poderá ter ficado sem combustívelAs autoridades colombianas estão a investigar uma possível falha elétrica no avião, mas não excluem que o aparelho tenha ficado sem combustível antes de cair.
Em declarações desde o centro de comando das operações de socorro, o presidente da agência colombiana da aviação civil, Alfredo Bocanegra, disse que as comunicações com responsáveis da aviação boliviana sugerem que o avião registava problemas elétricos.
No entanto, os investigadores terão de avaliar o alegado testemunho de uma hospedeira de bordo que terá dito que o avião tinha ficado sem combustível.
Vários meios de comunicação locais dão conta de que as investigações prosseguem neste sentido. O jornal colombiano 'El Tiempo' cita fonte da investigação que assegura que o piloto do avião pediu prioridade para aterrar por estar a ficar sem combustível. O pedido terá sido aceite e o avião iniciou o processo de descida, antes de ser reportada a falha alétrica.
Também o 'El Pais' colombiano cita Alfredo Bocanegra, que terá dito que a aeronave tem uma autonomia de voo de quatro horas e vinte minutos, pelo que precisaria de reabastecer durante a viagem. "Parece que não houve reabastecimento", afirma Bocanegra, adiantanto que a investigação ainda está em aberto.
O acidente ocorreu às 22h15 locais (03h15 desta terça-feira em Lisboa) em Cerro Gordo. De acordo com a Autoridade da Aeronáutica Civil da Colômbia (AACC), a aeronave procedente da Bolívia da empresa Lamia, com matrícula CP2933 RJ 80, comunicou "falhas elétricas" à torre de controlo do aeroporto cerca de 15 minutos antes de se dar o acidente.
Segundo avançam os meios de comunicação locais, o voo partiu do Aeroporto Internacional de Viru Viru, na Bolívia, e levava pouco combustível. Tinha como destino o Aeroporto José María Córdova, em Rionegro, na Colômbia.
Seis sobreviventesA Aeronáutica Civil colombiana publicou, na sua página oficial de Twitter a lista completa dos passageiros e tripulantes que seguiam a bordo do voo da Lamia CP 2933 que se despenhou.
Aerocivil publica el listado de pasajeros del vuelo de Lamia CP 2933 que transportaba delegación deportiva https://t.co/kHymbYbYai pic.twitter.com/3kXwEvV0B0
Três jogadores da Chapecoense foram resgatados com vida, mas o guarda-redes Marcos Danilo Padilha, de 31 anos, acabou por morrer já no hospital.
O guarda-redes de reserva Jackson Follmann, de 24 anos, e o lateral Alan Ruschel, de 27 anos, estão a ser assistidos no hospital e estarão estáveis, indica o jornal local Noticias Caracol.
O jornalista brasileiro Rafael Henzel também escapou com vida ao acidente. A assistente de bordo Jimena Suárez também está a salvo, bem como o técnico de bordo Erwin Tumiri.
As autoridades colombianas confirmaram que o defesa central Helio Zampier Neto também foi resgatado com vida.
Foi ainda confirmado que oito atletas da Chapecoense, entre eles o ex-Sporting Marcelo Boeck. Os restantes jogadores que não seguiam no avião são Neném, Demerson, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima. o Também o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, não seguiu no voo.
Danilo e Alan Ruschel estavam juntos no voo #ForçaChape pic.twitter.com/dg4d0JJOvL
Jogadores do Chapecoense antes de embarcarem
O Chapecoense ia disputar a primeira mão da final da Copa Sul-Americana com o Atlético Nacional, da Colômbia. A confederação de futebol sul-americana (CONMEBOL) já anunciou a suspensão da Copa Sul-Americana.
O Chapecoense já se pronunciou sobre este acidente com o avião que transportava os jogadores do clube: "Reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão com a delegação." O Governo do Brasil decretou luto de três dias.
O Governo do Brasil decretou luto de três dias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.