page view

Avião de Ursula Von der Leyen obrigado a aterrar com recurso a mapa em papel após alegado ataque russo ao sistema de GPS

Avião teve de aterrar com recurso a mapa em papel.

01 de setembro de 2025 às 10:37

O avião de Ursula Von der Leyen foi forçado a aterrar com recurso a mapa em papel depois de se perderem todos os dados de GPS num aeroporto da Bulgária, na tarde de domingo. Há suspeitas de sabotagem russa, de acordo com as autoridades.

Von der Leyen viajava de Varsóvia, na Polónia, para a cidade da Bulgária, Plovdiv, quando o avião perdeu todo o sistema de navegação eletrónico, à chegada ao aeroporto, avança o jornal Financial Times. Três elementos das autoridades afirmaram que o incidente está a ser tratado como uma operação de interferência russa.

"Todo o GPS da área do aeroporto ficou escuro", disse um dos elementos. Depois de voar à volta do aeroporto durante uma hora, o piloto decidiu aterrar o avião de forma manual, utilizando mapas analógicos. "Foi uma interferência inegável", afirmou.

A Autoridade dos Serviços de Tráfego Aéreo da Bulgária confirmou o incidente à mesma fonte. "Desde fevereiro de 2022, tem-se verificado um crescimento considerável nos casos de interferência [do GPS]", explicou a entidade em declarações ao Financial Times. "Estas interferências desregulam a receção precisa dos sinais [de GPS], levando a vários desafios operacionais para os sistemas aéreos e terrestres", realça a autoridade.

Questionado pelo jornal britânico, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou o envolvimento russo no incidente. "A vossa informação é falsa", disse Peskov.

Este tipo de interferência foi inicialmente utilizado pelos serviços de inteligência e militares para defender locais sensíveis, mas tem sido cada vez mais utilizado por países como a Rússia para perturbar a vida dos civis.

A região do mar Báltico e dos países de leste, próximos da Rússia, tem visto o número de incidentes desta natureza a crescer significativamente nos últimos anos, afetando aviões, barcos e civis que usam o GPS no dia-a-dia.

A presidente do Conselho Europeu viajou para a Bulgária para se encontrar com o primeiro-ministro do país e discutir os esforços para melhorar a capacidade de defesa em resposta à guerra na Ucrânia.

Von der Leyen saiu da cidade no mesmo avião sem problemas depois da visita.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8