Foi a primeira vez que se registou uma queda de um avião do tipo Boeing 787 Dreamliner. No entanto, engenheiro da Boeing já tinha alertado que todos os voos do 787 Dreamliners deveriam ser suspensos
O Boeing 787-8 Dreamliner, o avião que se despenhou na Índia minutos após levantar voo, fazendo 241 vítimas, tinha até quinta-feira um recorde imaculado sem acidentes.
“A aeronave envolvida é um Boeing 787-8 Dreamliner com 11 anos. Este é o primeiro grande acidente a envolver o 787”, garantiu Graham Braithwaite, diretor de Aeroespacial e Aviação da Universidade de Cranfield, no Reino Unido.
O acidente de quinta-feira foi o primeiro registado com um avião deste modelo, que custa em média 248,3 milhões de euros e já transportou milhares de milhões de passageiros em todo o Mundo. O Boeing 787-8 Dreamliner é, aliás, considerado uma das mais modernas aeronaves de passageiros em serviço.
No entanto, vários denunciantes têm vindo a avisar sobre falhas de segurança na Boeing. Há um ano, Sam Salehpour, um engenheiro da Boeing, disse que todos os voos do 787 Dreamliners deveriam ser suspensos devido a problemas na fuselagem e peças que podem quebrar durante os voos. Já em 2019, um outro ex-funcionário da Boeing, John Barnett, contou à BBC que, sob pressão das chefias, os trabalhadores estavam deliberadamente a instalar peças abaixo do padrão nas aeronaves. No entanto, a empresa negou as acusações.
Em agosto do ano passado, a entidade reguladora da segurança nos EUA também abriu uma investigação devido a um mergulho em pleno ar num voo da LATAM, que fazia a ligação entre a Austrá- lia e a Nova Zelândia em março. O avião caiu cerca de 120 metros antes de o copiloto recuperar o controlo. Cerca de 50 pessoas ficaram feridas.
Os dois maiores acidentes cujas causas estiveram em falhas nos aviões da Boeing foram causados pelo modelo 737 Max, na Indonésia e na Etiópia, em 2019 e 2020. Esse modelo esteve sem operar durante quase um ano, antes de ser relançado.
Existem mais de um milhão de aviões do tipo Boeing 787 a operar a nível global, utilizados pela maioria das companhias aéreas internacionais. O modelo é mais eficiente em termos de gasto de combustível e também menos ruidoso. É descrito pela própria empresa como a “aeronave de grande porte mais vendida de sempre”.
E TAMBÉM
Indemnização
O grupo Tata, que detém a Air India, vai dar cerca de 100 mil euros à família de cada uma das vítimas do acidente. Segundo o presidente da companhia, Natarajan Chandrasekaran, as despesas médicas dos feridos também serão cobertas. Ainda não está claro se esta é uma compensação única ou se haverá outros benefícios.
Dados
Os acidentes são estatisticamente mais prováveis na aterragem ou na descolagem. O avião da companhia Air India caiu cinco minutos após descolar.
Ações
A fabricante de aeronaves está a desvalorizar de forma significativa em pré-mercado na bolsa de Nova Iorque. As ações da Boeing abriram na quinta-feira o dia a perder mais de 7%, devido ao acidente, colocando em dúvida a recuperação da empresa.
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