page view

Bebé nasce com coração fora do corpo

Ecografia feita às nove semanas de gravidez revelou anomalia no crescimento do músculo cardíaco.

13 de dezembro de 2017 às 10:29

Uma bebé britânica nasceu com o coração fora do corpo e sobreviveu miraculosamente. A ecografia feita às nove semanas de gravidez revelou que o músculo cardíaco não estava a crescer dentro do corpo da bebé.

Vanellope Hope Wilkins nasceu prematura no dia 22 de novembro, no Hospital de Glenfield, em Leicester, Inglaterra, devido à sua condição rara. Só estava previsto que a bebé viesse ao mundo na noite de Natal.

Segundo o jornal britânico Metro, os médicos cardiologistas afirmaram que nunca tiveram conhecimento de nenhum caso no Reino Unido em que o bebé tivesse sobrevivido com esta condição.

A mãe da bebé, Naomi Findlay, de 31 anos, contou que quando os médicos lhe explicaram a situação da filha se desfez "imediatamente em lágrimas". "Comecei a entrar em pânico e senti-me fisicamente doente, porque pensei que havia uma grande possibilidade de não poder vê-la ou ouvi-la", explicou Naomi emocionada. "Mas, quando ela começou a chorar foi um alívio", acrescentou.

Os médicos transmitiram ao pai de Naomi, Dean Wilkins, de 43 anos, que os 10 minutos após o nascimento eram cruciais para a bebé. "Eles disseram que quando o bebé nasce, tem de estar apto para respirar o nosso oxigénio. Passaram 20 minutos e ela ainda estava a chorar, isso deixou-nos tão contentes", afirmou o avô de Vanellope.

A bebé foi submetida a várias operações para que o coração ficasse dentro do corpo. Primeiro, depois de sete dias de repouso e incubadora, os médicos abriram o peito e alargaram o espaço de onde saiu o coração, para poder encaixar melhor. Normalmente, o corpo abre espaço para o coração, através do recuo do pulmão esquerdo.

Durante duas semanas, o coração começou a descer e a caber dentro do corpo, devido à gravidade, o que permitiu a realização de uma operação final. Os médicos tiraram pele dos braços do bebé e juntaram-na para cobrir o coração, já que não existem costelas nem externo para proteger o músculo.

Vanellope está a lutar pela vida na incubadora.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8