page view

Bolsonaro afirma em carta aberta aos brasileiros que sistema quer "eliminá-lo"

Ex-presidente brasileiro diz ser vítima de perseguição antes das alegações finais do caso em que é acusado de golpe de Estado.

15 de julho de 2025 às 01:30

Numa carta aos brasileiros divulgada esta segunda-feira, o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro afirmou que “o sistema” não quer somente afastá-lo da política, quer eliminá-lo, até fisicamente. A carta foi divulgada horas antes de a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o parecer final em que pede a condenação de Bolsonaro no julgamento em que ele é arguido por cinco crimes, o mais grave dos quais tentativa de golpe de Estado, que pode acarretar ao antigo governante uma pena superior a 40 anos de prisão.

“O sistema nunca quis apenas me tirar do caminho. A verdade é mais dura: Querem me destruir por completo, eliminar fisicamente, como já tentaram, para que possam, enfim, alcançar você. O cidadão comum. A sua liberdade. A sua fé. A sua família. A sua forma de pensar. Sem que reste qualquer possibilidade de reacção”, lê-se num dos principais trechos da carta pública do ex-presidente.

Na missiva, Bolsonaro diz que, para tentarem calá-lo, estão a recorrer à censura e a ameaças em meio a uma série de processos que tramitam contra ele no STF, o principal dos quais, o do golpe de Estado que terá tentado dar no final de 2022 após perder as eleições para Lula da Silva, é o mais adiantado. E Bolsonaro acrescenta que o que está a acontecer com ele hoje pode acontecer amanhã com qualquer um.

“Querem silenciar quem se opõe. E se não podem calar com censura, tentam com ameaças, inquéritos, prisão ou até com a morte. Não se enganem, se hoje fazem isso comigo, amanhã será com você.”

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8