page view

Brasil vai criar centro de acolhimento para brasileiros deportados dos EUA

Objetivo é garantir acesso a água, alimentação, orientação sobre questões legais e atendimento médico, se for necessário, garantindo que cheguem com dignidade.

29 de janeiro de 2025 às 18:31

O governo brasileiro anunciou que vai criar em Confins, cidade vizinha a Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, um centro de acolhimento para brasileiros deportados dos EUA. Minas Gerais é o estado brasileiro de onde emigram mais pessoas para os Estados Unidos, muitas delas ilegalmente, e é a Confins, onde fica o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, que chegam os aviões norte-americanos com deportados.

A ideia é receber com dignidade e humanidade os brasileiros deportados assim que cheguem ao aeroporto, e garantir-lhes acesso a água, alimentação, orientação sobre questões legais e atendimento médico, se for necessário. Sexta-feira passada, no primeiro voo com brasileiros deportados dos EUA depois da ordem do novo presidente norte-americano, Donald Trump, de expulsar mais de 11 milhões de estrangeiros que viviam ilegalmente nos EUA, a tripulação americana impediu o acesso a água e à casa de banho aos 158 deportados, 88 brasileiros e 70 de outras nacionalidades, e manteve todos com as mãos algemadas e os pés presos com correntes e sem alimentação, mesmo sendo uma viagem tão longa.

Depois de protestar e pedir explicações ao encarregado de negócios dos EUA em Brasília, já que Trump ainda não indicou um novo embaixador no Brasil, o governo brasileiro está a tentar negociar com Washington um tratamento mais humanizado aos brasileiros deportados. Ricardo Lewandowski, ministro brasileiro da Justiça e da Segurança Pública, afirmou que o Brasil não quer provocar nem irritar o governo dos Estados Unidos, mas que é preciso que os brasileiros deportados sejam tratados com dignidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8