Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Caos nas fronteiras da Europa Central

Áustria deixou comboios sobrelotados seguirem viagem.
Ricardo Ramos 1 de Setembro de 2015 às 21:44
Centenas de refugiados embarcaram em comboios rumo à Alemanha sem qualquer controlo de documentação
Centenas de refugiados embarcaram em comboios rumo à Alemanha sem qualquer controlo de documentação FOTO: Reuters

A crise migratória que assola a Europa Central assumiu ontem uma nova vertente, com a Hungria a deixar partir livremente centenas de refugiados rumo à Áustria e à Alemanha, em comboios sobrelotados e sem o obrigatório registo e controlo de documentação.

Há vários dias que milhares de refugiados, na sua maioria sírios, acampavam junto à principal estação de comboios de Budapeste, aguardando uma oportunidade para viajar para a Alemanha. Ontem de manhã, sem qualquer explicação, os polícias que os impediam de embarcar desapareceram e centenas de refugiados, com e sem bilhete, invadiram os comboios, que partiram sobrelotados.

Várias composições foram bloqueadas na fronteira austríaca, com a promessa de que todos os refugiados que tivessem sido registados na Hungria seriam devolvidos àquele país, como mandam as regras de asilo da UE. No entanto, e após várias horas de impasse, com centenas de pessoas fechadas nos comboios debaixo de um sol abrasador, as autoridades austríacas acabaram por ceder à pressão dos números e deixar as composições seguirem viagem rumo à Alemanha, o destino final da maioria daqueles que procuram uma vida melhor na Europa.
fronteiras migrantes Áustria Europa comboios Alemanha Hungria refugiados
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)