page view

Chanceler alemão diz que regime do Irão está "nos últimos dias ou semanas"

Últimos números indicam pelo menos 646 mortos na sequência dos protestos no país nas últimas semanas.

13 de janeiro de 2026 às 12:34

Friedrich Merz, chanceler alemão, afirmou esta terça-feira que está convencido de que a liderança do Irão está nos "últimos dias ou semanas", em face dos protestos generalizados no país.

"Presumo que estejamos a testemunhar os últimos dias ou semanas deste regime", declarou Merz durante uma viagem à Índia, questionando a legitimidade da liderança iraniana.

"Quando um regime só consegue manter o poder através da violência, então está efetivamente no fim. A população está a revoltar-se contra este regime", acrescentou, esperançado, porém, que ainda haja uma possibilidade de "encerrar este conflito pacificamente".

Merz afirmou ainda que a Alemanha está em contato permanente com os Estados Unidos e outros governos europeus sobre a situação no Irão e instou Teerão a colocar um ponto final na repressão violenta contra os manifestantes.

Merz não comentou, porém, o tema das relações comerciais entre a Alemanha e o Irão. Isto depois de Donald Trump ter afirmado na segunda-feira que qualquer país que faça negócios com o Irãoo enfrentará uma tarifa de 25% sobre as transações comerciais com os Estados Unidos.

Os últimos números divulgados pela agência de notícias Human Rights Activists News Agency, sediada nos EUA, indicavam pelo menos 646 mortos na sequência dos protestos das últimas semanas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8