page view

Chapecó de luto despede-se dos seus heróis

Apesar da chuva, mais de 100 mil pessoas acompanharam velório.

04 de dezembro de 2016 às 09:36

Mesmo debaixo de chuva forte, uma multidão estimada em mais de 100 mil pessoas participou ontem no último adeus aos 50 atletas e dirigentes da Chapecoense que perderam a vida num trágico acidente de avião na Colômbia, que causou a morte a 71 pessoas.

A carregar o vídeo ...

Chapecó de luto despede-se dos seus heróis

O estádio da cidade, a Arena Condá, com apenas 19 mil lugares, lotou rapidamente, mas outras 80 mil pessoas juntaram-se no lado de fora, acompanhando as homenagens através de ecrãs gigantes, desde a chegada dos corpos, pela manhã, ao aeroporto municipal, onde receberam honras militares, até ao final do velório, a meio da tarde. O cortejo entre o aeroporto e a Arena, um percurso de menos de 10 km, demorou hora e meia, tantos eram os que se aglomeravam na beira da estrada para homenagear as vítimas.

Com os caixões enfileirados lado a lado no relvado, rodeados por familiares, o velório foi iniciado com o hino brasileiro e o da Chapecoense, e discursos de personalidades locais, incluindo o bispo de Chapecó, que leu uma mensagem do papa Francisco, e o presidente da Fifa, Giovanni Infantino, que fez uma curta alocução em português.

Os nomes de todas as vítimas cujos corpos estavam na Arena Condá foram evocados um a um e fortemente aplaudidos pela multidão, dentro e fora do estádio, ao mesmo tempo que eram largados balões e pombas brancas. Constantemente com os olhos marejados de lágrimas, os milhares de presentes à cerimónia alternaram momentos de respeitoso silêncio com gritos de "o campeão voltou", numa alusão ao sucesso da pequena equipa, que superando todas as dificuldades, conseguiu chegar à final da Taça da América do Sul, que ia disputar com o Atlético de Medellín, clube que, num gesto de generosidade, abdicou do título e pediu à Confederação Sul-Americana de Futebol que declare a Chapecoense campeã.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8