page view

Chile colhe canábis para aliviar dores de cancro

Foram plantados 850 pés de droga.

09 de abril de 2015 às 16:28

Concorda com o consumo de canábis para fins medicinais?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Concorda com o consumo de canábis para fins medicinais?

Sob um forte sistema de segurança e com a presença em massa de jornalistas começou nesta terça-feira a colheita dos primeiros pés de marijuana plantados legalmente no Chile, na América do Sul, destinados a fins terapêuticos. A cerimónia, inusitada num país onde não é possível comprar legalmente marijuana e onde a canábis é considerada uma droga pesada, aconteceu numa pequena propriedade agrícola em La Florida, cidade localizada a sul de Santiago, a capital do país.

Numa parceria entre o governo central do Chile, o governo municipal de La Florida e a Fundação Daya, 850 pés de marijuana foram plantados em outubro e deram origem a 400 plantas adultas, com aproximadamente dois metros de altura, que agora começaram a ser colhidas dos vasos plásticos onde se desenvolveram. Os próximos passos serão a secagem e o armazenamento das plantas, que posteriormente serão enviadas para um laboratório especializado, onde a partir delas será produzido um óleo de cânhamo com efeitos analgésicos que alivie o sofrimento físico de pessoas com cancro.

O óleo, que deverá estar pronto em janeiro, será distribuído gratuitamente a 200 pacientes com cancro previamente selecionados, 100 deles residentes em La Florida, e que apesar da quimioterapia e da radioterapia continuam a sentir dores intensas. A licença governamental para a plantação e colheita desta droga foi concedida exclusivamente para o projeto experimental em causa, mas no parlamento do Chile há já um projeto que pretende autorizar a plantação doméstica de canábis para uso próprio e a produção em escala maior, supervisionada pelo governo, para uso estritamente terapêutico.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8