page view

Cinco pessoas, incluindo três crianças, morrem em naufrágio no sul de Moçambique

Embarcação naufragada tinha capacidade para 13 passageiros, sendo que, no momento do naufrágio, transportava 16 pessoas. Decorrem investigações para se apurarem as causas.

04 de janeiro de 2026 às 11:33

Pelo menos cinco pessoas, incluindo três crianças, morreram num naufrágio na tarde de sexta-feira, na praia de Bilene, província de Gaza, no sul de Moçambique, anunciou o serviço de salvamento público, garantindo estar detido o proprietário da embarcação.

"Vinham a bordo 16 pessoas, das quais cinco perderam a vida. No entanto, dessas cinco vítimas, três perderam a vida no local e duas perderam a vida durante o processo de socorro para a unidade sanitária mais próxima", disse o porta-voz do Serviço Nacional de Salvação Pública (Sensap), Abel Simango.

De acordo com o serviço de salvação público, a embarcação naufragada tinha capacidade para 13 passageiros, sendo que, no momento do naufrágio, transportava 16 pessoas, por isso decorrem investigações para apurar as causas do incidente.

"Algumas equipas que integram o Sensap estão no terreno, justamente para poder averiguar com mais detalhe, porque presume-se, até então, que seja excesso de lotação, assim como a má distribuição das pessoas dentro da própria embarcação", referiu.

Segundo Abel Simango, as autoridades suspeitam de que a maioria dos passageiros seguia na embarcação sem coletes salva-vidas e, enquanto decorrem investigações, o comandante e o proprietário da embarcação estão detidos.

Em 15 de dezembro do ano passado, pelo menos cinco pessoas morreram num naufrágio junto ao canal de acesso ao porto da Beira, na província de Sofala, centro de Moçambique, com as autoridades a segurarem investigações para apurar as causas.

"Vinte [pessoas] teriam sido resgatadas com vida, todos do sexo masculino, e cinco passageiros do sexo feminino foram encontrados no local mortos", disse a delegada provincial do Instituto de Transportes Marítimos de Moçambique (Itransmar), Anabela Chauque.

De acordo com a delegada do Itransmar, a embarcação naufragada saía do distrito de Muanza com destino à Praia Nova, na cidade da Beira, e tinha ao todo 25 passageiros, sendo que a operação de busca foi conduzida por pescadores e pela comunidade.

Em novembro do ano passado, a Lusa noticiou ainda a morte de pelo menos três crianças, cujos corpos foram encontrados na baía de Inhambane, no sul do país.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8