Circulam petições no país contra a presença da polícia de imigração dos EUA, numa altura de contestação crescente à sua atuação violenta no terreno.
O envio de agentes federais norte-americanos numa missão de apoio aos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, confirmado esta terça-feira, está a desencadear contestação em Itália, circulando já petições contra a presença no país.
A presença de agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) como missão de apoio nos Jogos Olímpicos foi já confirmada pelo próprio organismo, o que mereceu várias reações de repúdio.
As operações violentas de agentes do ICE nos Estados Unidos estão a suscitar choque um pouco por todo o mundo, sobretudo após dois cidadãos norte-americanos, Renee Good e Alex Pretti, ambos de 37 anos, terem sido abatidos a tiro nas últimas semanas em Minneapolis, estado do Minnesota.
Uma das primeiras figuras a expressar indignação foi o presidente da câmara de Milão, Giuseppe Sala (apoiado pela coligação de centro-esquerda), que se manifestou inequivocamente contra a presença na cidade de "uma milícia que mata".
"É uma milícia que entra nas casas das pessoas, é claro que não são bem-vindos a Milão. E pergunto-me: será que não podemos, por uma vez, dizer que 'não' a[o Presidente norte-americano Donald] Trump? Os agentes da ICE não devem vir para Itália porque não estão alinhados com a nossa forma democrática de garantir a segurança", afirmou.
Por seu lado, o principal partido da oposição, o Partido Democrático (PD, centro-esquerda), solicitou já ao governo de direita e extrema-direita, liderado por Giorgia Meloni, que esclareça, no Senado, "com base em quais acordos se justifica a presença do ICE", que, a confirmar-se, "seria uma provocação", tendo o deputado Alessandro Zan exortado a primeira-ministra a "parar de receber ordens de Trump".
Dois outros partidos da oposição, Azione (centro) e Aliança Verde e Esquerda (AVS, na sigla italiana), promoveram petições contra a presença de elementos do ICE em Itália, que, em poucas horas, já reuniram dezenas de milhares de assinaturas.
"Os 'cowboys' da ICE não podem pôr os pés em Itália pela simples razão de que, no nosso país, vigora o Estado de direito e queremos mantê-lo", declarou a deputada Daniela Ruffino, do partido Azione.
O co-líder da AVS, Nicola Fratoianni, que promove uma petição intitulada "Milícias de Trump fora de Itália", acusou o governo de "fingir que nada aconteceu, dando apenas esclarecimentos embaraçosos de praxe, que são clamorosamente desmentidos pelos norte-americanos".
"As milícias de Trump não devem pôr os pés em Itália. Não podemos permitir que assassinos armados até aos dentes ajam em território italiano", afirmou Fratoianni.
As autoridades italianas negaram inicialmente a presença de agentes do ICE, tentando depois minimizar o papel do corpo de polícia dos Estados Unidos, sugerindo que apenas garantem a segurança da delegação norte-americana, já que o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, vão estar presentes na próxima semana, a 06 de fevereiro, em Milão, na cerimónia de abertura dos Jogos de Inverno, que se prolongam até 22 de fevereiro.
A primeira-ministra, Giorgia Meloni, líder do partido pós-fascista Irmãos de Itália e uma das líderes europeias mais próximas de Trump, ainda não comentou a polémica em torno da eventual presença do ICE em Itália, mas figuras do Força Itália (centro-direita), parceiro de coligação governamental, como o deputado Massimiliano Salini, já afirmaram que "não há necessidade deles".
O próprio líder do Força Itália e vice-primeiro-ministro e chefe da diplomacia, Antonio Tajani, comentara na segunda-feira, ainda antes de ter sido noticiada a presença nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina de elementos do ICE, que esta força havia "cometido abusos" na repressão de manifestações em Minneapolis.
"Há uma grande diferença entre prender uma pessoa armada e matá-la. Acho que a Casa Branca também está ciente disso", comentou.
Entretanto, Tajani tentou baixar as tensões e adiantou que o ministro do Interior, Matteo Piantedosi, vai reunir-se esta tarde com o embaixador dos Estados Unidos em Roma para esclarecer a participação dos agentes do ICE nos Jogos de Inverno.
"Esclareçamos: não é que venham para manter a ordem pública nas ruas. Vêm para colaborar nas salas operacionais", disse Tajani à imprensa italiana.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.