page view

Juiz do Minnesota ordena que chefe do ICE compareça em tribunal esta semana

Em causa estão violações judiciais relacionadas com imigrantes detidos sem direito a audiências de fiança.

27 de janeiro de 2026 às 14:26

Um juiz federal do estado de Minnesota, nos Estados Unidos, ordenou esta terça-feira que o chefe do ICE compareça em tribunal esta semana. Em causa está o facto de não estarem a ser cumpridas as ordens para realizar audiências com imigrantes que se encontram detidos.

De acordo com a notícia avançada pela Sky News, o juiz Patrick J. Schiltz quer que Todd Lyons, diretor interino do ICE, compareça perante ele nesta sexta-feira para explicar “por que não deve ser considerado culpado” pelas repetidas violações das ordens judiciais.

A ordem decorre da prisão de um cidadão equatoriano em Minnesota. O ICE prendeu o indivíduo a 6 de janeiro e um juiz estabeleceu um prazo para que o governo respondesse a um pedido de audiência de fiança. Mas até ao momento tal não aconteceu e o indivíduo continua detido.

"Este tribunal tem sido extremamente paciente com os réus, mesmo que estes tenham decidido enviar milhares de agentes para o Minnesota para deter estrangeiros sem tomar qualquer providência para lidar com as centenas de petições de 'habeas corpus' e outros processos judiciais", escreveu o juiz.

"Os réus têm assegurado repetidamente ao tribunal que reconhecem a sua obrigação de cumprir as ordens judiciais e que tomaram medidas para garantir que sejam respeitadas no futuro. Infelizmente, porém, as violações continuam", prosseguiu.

A ordem surge um dia depois de o presidente Donald Trump ter ordenado ao 'czar das fronteiras', Tom Homan, que assumisse o comando das operações na região de Minnesota, na sequência da segunda morte este mês de uma pessoa por parte de um agente do ICE.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8