page view

Criado mapa 3D mais preciso das regiões de formação de estrelas na Via Láctea

Novo mapa foi criado com base em dados da sonda espacial Gaia e estende-se a uma distância de 4.000 anos-luz da Terra, com o Sol no centro.

16 de setembro de 2025 às 22:41

Astrónomos criaram o mapa tridimensional mais preciso das regiões de formação de estrelas na Via Láctea, que permitirá estudar melhor estas áreas nebulosas e as estrelas jovens e quentes que as moldam, divulgou esta terça-feira a Agência Espacial Europeia (ESA).

O novo mapa foi criado com base em dados da sonda espacial Gaia, da ESA, já desativada, e estende-se a uma distância de 4.000 anos-luz da Terra, com o Sol no centro.

A sonda Gaia observou 44 milhões de estrelas comuns e 87 da chamada classe O, mais raras por serem jovens, massivas, extremamente brilhantes e quentes.

Com este mapa, os cientistas podem compreender melhor como as estrelas gigantes da classe O "energizam o gás" na Via Láctea e "até onde a sua influência chega", refere a ESA em comunicado.

No futuro, o mapa irá abranger uma área maior da Via Láctea.

"Foi necessário um enorme poder computacional para gerar o mapa até 'apenas' 4.000 anos-luz do Sol em alta resolução. Esperamos que o mapa possa ser ainda mais expandido assim que a Gaia divulgar o seu novo conjunto de dados", afirmou, citado pela ESA, o astrónomo Lewis McCallum, da Universidade de St. Andrews, no Reino Unido, que coassina os artigos científicos que descrevem o trabalho feito.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8