page view

Descoberta na Bolívia a maior concentração do mundo de pegadas de dinossauro

São mais de 16 mil pegadas em bom estado de conservação. Diretor do parque fala na “maior descoberta da história”.

09 de dezembro de 2025 às 17:34

Foram descobertas mais de 16 mil pegadas de dinossauro no Parque Nacional Toro Toro, na Bolívia - é a maior concentração do mundo conhecida de pegadas de terópodes. De acordo com o jornal espanhol El Mundo, a descoberta foi feita por uma equipa de paleontólogos da Universidade de Loma Linda, da Califórnia, ao longo de seis anos, tendo os resultados sido divulgados na revista científica PLOS One.

Segundo o estudo, as pegadas pertencem a dinossauros terópodes, incluindo espécies do grupo do Tyrannosaurus rex, e têm mais de 60 milhões de anos. As pegadas de três dedos pertenciam a manadas inteiras e incluem exemplares com 30 centímetros, cujas patas deixaram marcas profundas na rocha.

Celso Aguilar, diretor do parque, afirma que se trata da “maior descoberta da história”, com 1.700 fósseis e mais de 17 mil marcas já catalogadas, sendo provável que milhares ainda venham a ser encontradas.

Esta descoberta constitui uma “janela extraordinária” para compreender o comportamento dos dinossauros, não só pela quantidade de pegadas, mas pelo ótimo estado de conservação devido à lama que as conservou antes da subida das águas, de acordo com os especialistas.

No entanto, o valor científico do local está a ser ameaçado por atividades humanas como a agricultura, pedreiras e obras rodoviárias, o que está a levar guardas florestais e visitantes a alertarem para a importância de preservar este património.

O local foi inicialmente identificado nos anos 60, quando os habitantes locais acreditavam que monstros habitavam a região, chegando a esmagar os ossos e a cultivar terrenos onde atualmente se reconhece que seja um dos locais paleontológicos mais importantes do planeta.

De acordo com o estudo, os terópodes deixaram estas marcas entre 101 e 66 milhões de anos atrás, e este foi o primeiro levantamento científico completo da área, que cobre mais de 7 mil metros quadrados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8