Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

DETIDO FILHO DE MARGARET THATCHER

As autoridades sul-africanas anunciaram ter detido, esta quarta-feira, na Cidade do Cabo, Mark Thatcher, filho da antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, por suspeitas do seu alegado envolvimento numa tentativa de golpe de Estado contra o presidente da Guiné Esquatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.
25 de Agosto de 2004 às 11:07
Mark Thatcher
Mark Thatcher FOTO: Reuters
Segundo informação avançada por Sipho Ngwema, porta-voz dos Scorpions – uma unidade de investigação de elite que opera de forma parecida com a Polícia Federal dos EUA (FBI) –, Mark Thatcher, de 51 anos, foi detido hoje, bem cedo, na sua casa nos subúrbios da Cidade do Cabo, quando ainda se encontrava a dormir.
“Estava de pijama quando foi detido. Reagiu como qualquer pessoa reage quando é confrontada pela Polícia”, explicou o porta-voz dos Scorpions, adiantando que está a ser investigada uma possível violação da Lei sobre Ajuda Militar ao Estrangeiro, que proíbe os sul-africanos de participarem em qualquer actividade mercenária ou de apoio a mercenários.
Mark Thatcher, um homem de negócios que vive desde 1996 com a sua esposa e dois filhos do casal num dos mais luxuosos subúrbios da Cidade do Cabo, foi relacionado, através de uma carta, com Simon Mann, um antigo militar das forças especiais britânicas que se crê ser o chefe de um grupo de 70 alegados mercenários que se encontram detidos no Zimbabué.
A detenção deste grupo, em Março deste ano, quando se preparava para partir de avião do aeroporto de Harare, pelas autoridades do Zimbabué resultou de um alerta dos serviços secretos sul-africanos. Horas antes, as autoridades da Guiné Equatorial haviam detido outros 15 elementos, considerados o grupo avançado que iria preparar o golpe de Estado.
Os elementos dos dois grupos, que se encontram actualmente detidos em Harare e Malabo, onde estão a ser julgados por tentativa de golpe de Estado contra o regime de Teodoro Mbasogo. Resta apurar agora qual a alegada ligação do filho da antiga primeira-ministra britânica a este caso, que promete fazer correr ainda muita tinta.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)