Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Dezenas de baleias encalham em praia do Brasil e várias morrem

Maior parte dos animais foram empurrados de volta para o mar.
22 de Setembro de 2013 às 18:35
Baleia-piloto encalhada na praia de Upanema
Baleia-piloto encalhada na praia de Upanema

Dezenas de baleias-piloto, uma espécie que não costuma frequentar zonas costeiras, encalhou na manhã deste domingo, na praia de Upanema, na região de Areia Branca, litoral norte do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, no nordeste daquele país. Pelo menos seis delas já morreram naquela praia, que fica a 327 quilómetros da capital do estado, a cidade de Natal.

De acordo com informações do tenente João Almeida, do pelotão ambiental da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o aviso do encalhe das baleias chegou por volta das cinco da manhã de hoje. Imediatamente, segundo o oficial, homens do pelotão ambiental foram para o local, e foram chamados igualmente biólogos ligados ao Projeto Cetáceos, mantido por uma parceria entre a Petrobras, a empresa petrolífera brasileira, e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Com a ajuda de voluntários, a maior parte das baleias foi empurrada de volta para o mar. Mas pelo menos seis delas, incluindo um filhote, morreram antes disso, e vão ser levadas para estudo na universidade.

Ainda segundo o tenente, algumas das baleias que os voluntários conseguiram desencalhar e empurrar de volta para o mar continuam muito perto da costa e tentam voltar para o areal, onde podem encalhar novamente. Por isso, uma embarcação da Marinha foi chamada e estava a meio da tarde deste domingo a fazer o maior barulho possível, tentando assustar as baleias e afastá-las da praia.

Segundo biólogos, as baleias-piloto só costumam frequentar o mar alto, em regiões de grande profundidade, não havendo ainda uma explicação para o facto de terem chegado tão perto da costa a ponto de encalharem. Os adultos desta espécie podem atingir até 8,5 metros, várias toneladas e têm cor negra.

zona costeira baleias praia Brasil morte animais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)