page view

Dois mortos e cinco carros incendiados em acidente de viação no norte de Moçambique

De acordo com as autoridades, além das duas vítimas mortais, o sinistro causou um ferido grave, além de ter causado o incêndio de cinco viaturas.

12 de setembro de 2025 às 21:35

Pelo menos duas pessoas morreram e cinco viaturas arderam esta sexta-feira na sequência de um acidente de viação na vila de Nacala-Velha, na província de Nampula, norte de Moçambique, disse fonte oficial.

"A viatura que circulava no sentido cruzamento de Nacala-Velha em direção a baixa, que é o camião da transportadora ARU, perdeu o freio, os travões não estavam a funcionar por causa de deficiências mecânicas, acabou chocando com outras viaturas que circulavam no sentido oposto", disse à comunicação Ussene Mendes, inspetor principal da polícia em Nampula.

De acordo com as autoridades, além das duas vítimas mortais, o sinistro causou um ferido grave, além de ter causado o incêndio de cinco viaturas.

Ussene Mendes apontou ainda o excesso de velocidade como uma das causas do acidente de viação.

Pelo menos 409 pessoas morreram em Moçambique no primeiro semestre deste ano vítimas de acidentes de viação, que provocaram ainda 823 feridos, segundo dados enviados à Lusa pela polícia moçambicana.

De acordo com o balanço do primeiro semestre da polícia de trânsito, através do Comando-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), o número de mortos aumentou em 43 em comparação com igual período de 2024, quando foram registados 366 óbitos.

Os índices de acidentes rodoviários em Moçambique são classificados como dramáticos, com as autoridades a apontarem o excesso de velocidade e a condução sob efeito de álcool como as principais causas.

Em 15 de abril último, o Governo moçambicano aprovou um Plano de Ação de Segurança Rodoviária, que prevê uma série de ações para reduzir o número de acidentes de viação, incluindo o reforço das fiscalizações, alterações à legislação e intervenções em pontos considerados críticos, bem como a sensibilização das comunidades.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8