page view

Dominique Pelicot pede desculpas à família no arranque da última semana do julgamento

Homem que drogou e violou a mulher poderá ser condenado a 20 anos. Sentença é conhecida esta semana.

17 de dezembro de 2024 às 09:04

Dominique Pelicot, de 72 anos, acusado de drogar e violar a mulher e de convidar mais de 50 homens para sua casa para que também a violassem, pediu esta segunda-feira desculpas à família em tribunal, no arranque da última semana do julgamento. “Imploro à Gisèle e ao resto da minha família que aceitem as minhas desculpas. Lamento o que fiz e ter-vos feito sofrer. Peço perdão”, disse. A ex-mulher já disse que jamais o perdoará e os três filhos do casal pediram uma punição severa para o pai, que já consideram morto.

O julgamento começou a 2 de setembro, no Tribunal de Avignon, no Sul da França, e esta quinta-feira deverá ser conhecida a sentença. No total, são 51 homens, entre os 26 e 74 anos, que respondem por violação. Apenas 14 admitiram o crime, entre eles o próprio Dominique, que é o único que deverá receber a pena máxima de 20 anos. Os outros podem ser condenados até 18 anos de prisão.

Gisèle Pelicot, que aceitou que o julgamento fosse público e defendeu que as vítimas não têm de sentir vergonha, foi esta segunda-feira aplaudida pelo público que assistiu às audiências numa outra sala, e o próprio ex-marido reconheceu a sua coragem.

Gisèle chegou a ser infetada com quatro doenças sexualmente transmissíveis. O abuso só parou quando Dominique foi preso em 2020 por tirar fotografias por baixo da roupa de mulheres num supermercado. Ao examinarem o seu telemóvel, descobriram centenas de imagens da mulher a ser violada por vários homens.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8