Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Donald Trump promete resposta "desproporcionada" a ataques do Irão

Tensão entre EUA e Irão escalou depois da morte do general iraniano Qassem Soleimani.
SÁBADO 5 de Janeiro de 2020 às 23:29
Donald Trump
Donald Trump FOTO: Reuters/Leah Millis
Donald Trump utilizou a conta de Twitter para avisar o Congresso (e o mundo) que caso o Irão ataque algum alvo norte-americano irá responder de uma "forma desproporcionada". 

"Que estas publicações sirvam de notificação ao Congresso que no caso de o Irão lance um ataque contra qualquer pessoa ou alvo norte-americano, os Estados Unidos responderá de uma forma rápida e completa e talvez de uma forma desproporcionada", apontou o presidente norte-americano. "Tal aviso legal não é necessário, mas está feito de qualquer forma". 



O tweet foi feito após terem caído três rockets perto da embaixada norte-americana em Bagdad, Iraque. O ataque causou seis feridos. 

A tensão entre os dois países escalou depois da morte do general iraniano Qassem Soleimani, na sequência de um ataque aéreo contra o aeroporto internacional de Bagdad, no Iraque, na sexta-feira, que o Pentágono declarou ter sido ordenado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No mesmo ataque morreu também o número dois da coligação de grupos paramilitares pró-iranianos no Iraque, Abu Mehdi al-Muhandis, conhecida como Mobilização Popular [Hachd al-Chaabi], além de outras seis pessoas.

O ataque ocorreu três dias depois de um assalto inédito à embaixada norte-americana que durou dois dias e apenas terminou quando Trump anunciou o envio de mais 750 soldados para o Médio Oriente.  
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)