Carolina Baptista
JornalistaCatarina Cruz
JornalistaDonald Trump tomou posse como presidente dos EUA, esta segunda-feira, após ter vencido as eleições presidenciais em novembro de 2024. Trump regressa assim ao poder após quatro anos.
O novo inquilino da Casa Branca tornou-se o 47.º Presidente dos EUA, sucedendo a Joe Biden. JD Vance é o 50.º vice-presidente do país.
A tomada de posse aconteceu no interior do Capitólio, em Washington, devido às baixas temperaturas que se fazem sentir nos Estados Unidos da América.
Trump anunciou indultos para suspeitos do ataque ao Capitólio
Não estava previsto mas Donald Trump discursou esta segunda-feira na Capital One Arena, depois da tomada de posse nos EUA.
Trump anunciou indultos para os suspeitos do ataque ao Capitólio que foram mencionados como "reféns do 6 de janeiro", mas criticou Biden por perdoar os familiares.
"Queremos um país unido", afirmou o presidente eleito dos Estados Unidos onde em "primeiro lugar está a Deus, em segundo a religião, em terceiro o amor e em quarto as tarifas".
A "nova era" ficará marcada pela garantia de mudanças onde prevalece a promessa de "libertar" a economia dos EUA com a missão de "voltar a tornar a América grande outra vez".
Trump diz que se vai encontrar com Putin mas não define data
O presidente republicano dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta terça-feira que vai se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, mas acrescentou que a data para a reunião não foi definida.
Trump, que assumiu o cargo esta segunda-feira, também disse que tentará encerrar a guerra Rússia-Ucrânia o mais rápido possível, avança a Reuters.
Trump diz que a Gronelândia é necessária para a segurança internacional
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse esta terça-feira que os Estados Unidos precisam da Groenlândia para “segurança internacional”, avança a Reuters.
Trump e Vance participam na cerimónia de assinaturas
O presidente e vice-presidente dos EUA, Donald Trump e JD Vance, respetivamente, participaram na cerimónia de assinaturas da tomada de posse, esta segunda-feira.
Do juramento aos apoios efusivos: as imagens da tomada de posse de Donald Trump como 47.º presidente dos EUA
Cerimónia decorreu no interior do Capitólio, em Washington. Trump regressa assim ao poder após quatro anos.
1 / 13
Trump promete trocar o nome de Golfo do México para "Golfo da América"
Durante o discurso, Donald Trump promete trocar o nome de Golfo do México para "Golfo da América" e trazer de volta o "Canal do Panamá".
"O Canal do Panamá foi dado ao país do Panamá, depois de os EUA terem gasto mais dinheiro do que em qualquer outro projeto e terem perdido 38 mil vidas para construir o canal. Este presente nunca deveria ter sido feito. Os navios americanos estão a ser severamente mal tratados", disse.
Trump garantiu ainda que irá "lançar astronautas americanos para plantar as Estrelas e Riscas no planeta Marte".
Trump quer ser "pacificador" e trazer "união"
Donald Trump garante que quer ser "pacificador" e trazer "união".
Trump promete rever "imediatamente" o sistema comercial americano
Donald Trump garantiu que vai "iniciar imediatamente a revisão do sistema comercial para proteger os trabalhadores e as famílias americanas".
"Vamos aplicar tarifas e impostos aos países estrangeiros para enriquecer os nossos cidadãos (...) para este efeito, estamos a criar o Serviço de Receitas Externas para cobrar todas as tarifas, direitos e receitas", explicou Trump.
Repatriar imigrantes ilegais e emergência nacional no sul da fronteira: Trump fala nos decretos que vai assinar ainda hoje
Donald Trump, garantiu, durante o discurso no Capitólio, que vai "declarar emergência nacional na fronteira sul (...) designar cartéis como organizações terroristas estrangeiras (...) e restabelecer a política de "permanecer no México"".
O novo presidente dos EUA garantiu ainda que vai repatriar todos os emigrantes ilegais.
"A política do governo será a de que só existem dois géneros: masculino e feminino", disse Trump.
Trump diz ter sido "salvo por Deus" para fazer "América grande novamente"
Donald Trump garante que foi o presidente mais testado da história do país, acrescentando que aqueles que querem parar a causa do partido republicano tentaram tira-lhe a "liberdade" e a "vida".
"Eu senti, e sinto agora, que a minha vida foi salva por um motivo. Eu fui salvo por Deus para fazer a América grande novamente", disse o presidente dos EUA, enquanto a plateia se levantou para aplaudir as palavras.
"A era dourada da América começa agora": o primeiro discurso de Donald Trump como 47.º presidente dos EUA
“A era de ouro da América começa agora. A partir de hoje o nosso país vai florescer e ser respeitado outra vez em todo o mundo, vamos ser a inveja de todas as nações e não vamos deixar que se aproveitem mais de nós”, garante Donald Trump.
O 47.º presidente dos EUA garante que a prioridade do governo "vai ser criar uma nação que é orgulhosa", acrescentado que o dia "20 janeiro de 2025 fica marcado como o dia da libertação”.
Donald Trump faz o juramento como 47.º presidente dos EUA. Veja em direto
Donald Trump fez o juramento como 47.º presidente dos EUA, no Capitólio, esta segunda-feira.
JD Vance faz o juramento como vice-presidente dos EUA. Segue-se Trump
JD Vance fez o juramento de posse como vice-presidente dos EUA, no Capitólio, esta segunda-feira.
Donald Trump chega à sala da cerimónia de tomada de posse no Capitólio
Donald Trump, presidente eleito dos EUA, chegou à sala onde vai tomar de posse no Capitólio, esta segunda-feira.
JD Vance chega à sala da cerimónia de tomada de posse no Capitólio
JD Vance, vice-presidente eleito, chegou à sala da cerimónia de tomada de posse no Capitólio, esta segunda-feira.
Antigos presidentes dos EUA chegam ao Capitólio
Os antigos presidente dos EUA, George W. Bush, Bill Clinton e Barack Obama já estão no Capitólio para assistir à tomada de posse de Donald Trump como 47.º presidente dos EUA. Todos chegaram acompanhados pelas mulheres, exceto Obama.
Biden e Trump chegam ao Capitólio para a cerimónia de tomada de posse. Veja em direto
O presidente eleito, Donald Trump, e Joe Biden deslocaram-se, no mesmo carro, para o Capitólio, onde decorrerá a tomada de posse.
"Bem-vindo a casa": Joe Biden cumprimenta Donald Trump à porta da Casa Branca
"Bem-vindo a casa", disse Joe Biden ao cumprimentar o seu sucessor Donald Trump, quando este chegou à Casa Branca, esta segunda-feira.
1 / 6
Das políticas de imigração ao clima: os decretos e as promessas controversas de Trump para o 'Dia Um'
Após a tomada de posse de Donald Trump esta segunda-feira, o presidente implementará cerca de 100 decretos que irão reverter grande parte do legado democrata da anterior administração e concretizar algumas das promessas mais controversas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.