page view

Em causa uma indemnização de mil milhões de dólares: Trump diz que tem a "obrigação" de processar a BBC

Presidente norte-americano insiste que a emissora enganou o público devido à edição de um seu discurso.

12 de novembro de 2025 às 08:34

Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou esta quarta-feira que a BBC "enganou o público" e que por isso tem a "obrigação" de avançar com uma ação judicial contra a emissora britânica devido à edição de um seu discurso.

"Acho que tenho a obrigação de o fazer, não podemos permitir que façam uma coisas destas. Acho mesmo que tenho de o fazer. Enganaram o público e admitiram isso. Isto aconteceu com um dos nossos grandes aliados, supostamente o nosso grande aliado [Reino Unido]", referiu o líder em entrevista à Fox News.

"É um acontecimento muito triste. Alteraram o meu discurso de 6 de janeiro, que foi um belo discurso, um discurso muito tranquilizador, e fizeram-no parecer radical", acrescentou.

Donaldl Trump, recorde-se, ameaçou na segunda-feira a BBC com um processo a exigir mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros) caso a emissora britânica não se retrate da polémica relacionada com a transmissão de uma reportagem com uma montagem de um seu discurso que induziu os espectadores em erro.

O diretor-geral da BBC, Tim Davie, e a presidente executiva da BBC News, Deborah Turness, demitiram-se no domingo na sequência de uma reportagem que visava o presidente dos EUA.

A BBC é acusada de ter editado diferentes partes de um discurso de Donald Trump datado de 6 de janeiro de 2021, dia em que centenas de apoiantes invadiram o Capitólio, insinuando que o presidente norte-americano disse aos seus apoiantes que iria caminhar com eles até ao Capitólio para "lutar como demónios".

No entanto, na frase original, Trump dizia: "Vamos caminhar até ao Capitólio e vamos encorajar os nossos corajosos senadores e representantes no Congresso".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8