page view

Embaixada dos EUA alerta americanos no Brasil sobre crime generalizado no país

Turistas e residentes americanos correm sérios riscos de serem raptados, agredidos e assaltados praticamente em todo o território brasileiro, especialmente no Rio de Janeiro.

31 de maio de 2025 às 16:30

Num novo episódio da crescente animosidade do governo de Donald Trump em relação ao Brasil, a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília publicou esta sexta-feira um alerta aos americanos que estejam em território brasileiro sobre o aumento do risco de serem vítimas de crimes. Segundo o texto, escrito em português e publicado no sítio oficial da representação diplomática, turistas e residentes americanos correm sérios riscos de serem raptados, agredidos e assaltados praticamente em todo o território brasileiro, mas, especialmente, na cidade mais visitada, o Rio de Janeiro.

De acordo com o alerta, o crime organizado está presente no país todo e a violência no Brasil é generalizada. O documento foi atribuído ao Departamento de Estado dos EUA, o equivalente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, cujo titular, Marco Rubio, tem feito declarações polémicas em relação ao Brasil nos últimos dias, inclusive com ameaças de sanções a juízes do STF, Supremo Tribunal Federal brasileiro, que, de acordo com a avaliação dele, tem tomado decisões contrárias aos interesses dos Estados Unidos.

O próprio Donald Trump disse dias atrás que o Brasil é um exemplo de país hostil aos EUA. O presidente norte-americano acusou as autoridades brasileiras de fazerem o Brasil “enriquecer” à custa dos americanos, impondo tributos e taxas abusivas.

Entre os alertas publicados esta sexta-feira, a Embaixada dos Estados Unidos aconselha os cidadãos norte-americanos a nunca irem a uma favela, mesmo em visitas guiadas, pois são áreas dominadas por criminosos violentos e onde há elevada probabilidade de ocorrência de crimes. Até os diplomatas e outros funcionários da representação norte-americana em Brasília receberam orientações específicas, tendo sido proibidos de irem a cidades em redor da capital federal brasileira, pois elas são, de acordo com o texto, redutos do crime organizado.

Crimes violentos, incluindo assassínios, roubos à mão armada e roubo de carros, por exemplo, diz o documento, podem ocorrer em áreas urbanas de todo o Brasil, de dia e de noite. E conclui afirmando que sequestros, agressões físicas e uso de drogas em bebidas para sedar e roubar estrangeiros são comuns, e desaconselha até os americanos a nunca usarem os serviços dos transportes coletivos do país, principalmente os autocarros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8