page view

"Não se via nada assim desde os nazis”: valas comuns na Síria revelam “máquina da morte" do regime de Bashar al-Assad

Pelo menos 100 mil corpos estarão nas valas.

17 de dezembro de 2024 às 15:28
A carregar o vídeo ...

Encontrada vala comum com 100 mil corpos na Síria

Foi encontrada uma vala comum nos arredores de Damasco, Síria, com pelo menos 100 mil corpos de vítimas do regime de Bashar al-Assad.  A informação foi divulgada por uma organização de defesa da Síria, sediada nos Estados Unidos, e citada pela agência Reuters.

Situada em al Qutayfah, 40 quilómetros a norte da capital síria, esta era uma das cinco valas comuns que foi identificada pela organização nos últimos anos.

“Cem mil é a estimativa mais conservadora do número de corpos enterrados no local, disse Moustafa, chefe da Força-Tarefa de Emergência da Síria. É uma estimativa muito, muito extremamente, quase injustamente conservadora”, disse à Reuters Mouaz Moustafa, diretor da organização.

Para o responsável, existe a forte probabilidade de existirem mais valas comuns àquelas que foram identificadas.

Um procurador internacional de crimes de guerra disse que as evidências emergentes de valas comuns na Síria expuseram uma “máquina da morte” administrada pelo Estado sob o líder derrubado Bashar al-Assad, que esteve no poder entre 2011 e 2024. 

“Quando se fala deste tipo de assassínio organizado pelo Estado e pelos seus órgãos, não se via nada assim desde os nazis. Desde a polícia secreta que fazia desaparecer as pessoas das suas ruas e casas, aos carcereiros e interrogadores que as matavam à fome e as torturavam até à morte, aos camionistas e condutores de bulldozers que escondiam os seus corpos, milhares de pessoas trabalhavam neste sistema de extermínio”, disse Stephen Rapp.

Estima-se que centenas de milhares de pessoas tenham morrido desde que Bashar al-Assad assumiu o cargo de presidente da Síria em 2011. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8