page view

Especialistas da ONU apontam "padrão de limpeza étnica" em ataques de Israel no Líbano

A emissão por Israel de ordens de evacuação em grande escala no Líbano combinada com a destruição de casas assemelha-se a práticas "iniciadas durante o genocídio em Gaza".

15 de abril de 2026 às 22:08

Um grupo de 20 especialistas das Nações Unidas em direitos humanos defendeu esta quarta-feira que Israel está a repetir no Líbano abusos perpetrados em Gaza, com possíveis crimes de guerra ou contra a humanidade e padrões análogos a limpeza étnica.

A declaração foi assinada, entre outros, pela relatora especial da ONU para os Territórios Palestinianos, Francesca Albanese, cujas recentes declarações sobre Israel ser "o inimigo comum da Humanidade" levaram a que França, Alemanha e outros países pedissem a sua demissão.

A emissão por Israel de ordens de evacuação em grande escala no Líbano, refere a declaração, combinada com a destruição de casas, "aponta para a limpeza étnica" e assemelha-se a práticas "iniciadas durante o genocídio em Gaza".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8