page view

"Estamos há cinco horas a fazer buscas"

Capitão do primeiro navio acionado explica operação ao CM

19 de maio de 2016 às 12:32

O navio de carga Oceanus, do armador grego Laskaridis foi o primeiro a ser acionado para participar nas operações de busca dos destroços do Airbus da Egypt Air que se despenhou no Mediterrâneo na madrugada desta quinta-feira. Era o navio que estava mais próximo do local onde se julga ter acontecido a queda do avião, com 66 pessoas a bordo.

Ao telefone com o CM, o comandante do navio,  capitão Rotashniuk faz o ponto da situação:"Estamos há cinco horas a fazer buscas e ainda estamos a participar na operação de Search and Resucue [buscas e regate]. Mas, até ao momento, ainda não encontrámos nada". 

Peter Pontikos, representante do armador Laskaridis, detalha ao CM que o navio foi acionado por volta das 8h40 locais por um centro de salvamento grego, tendo depois a coordenação das buscas passado para as autoridades egípcias, através do centro de buscas do Cairo.O capitão conta que está um avião egípcio a sobrevoar a zona e vários outros navios de carga foram acionados para se juntarem às buscas. Por volta das 12h15, ainda não havia notícia de terem sido encontrados destroços."Até agora não vimos nada. Detetámos alguns detritos a boiar, mas julgo que se trata de lixo comum, não me parece que tenha alguma coisa a ver com um avião", conta o capitão Rotashniuk, que vai continuar na área nas próximas horas. O Oceanus transportava carga da Ucrânia para o Egipto quando foi contactado para se juntar às buscas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8