Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Estudo demonstra que pessoas com sangue Tipo A têm maior probabilidade de contrair coronavírus

Investigadores compararam os resultados dos pacientes infetados em Wuhan com 3.694 pessoas não infetadas na mesma região. 
Correio da Manhã 18 de Março de 2020 às 07:42
Coronavírus
Coronavírus FOTO: Getty Images

As pessoas com sangue do Tipo A têm maior probabilidade de apanhar coronavírus do que aquelas com sangue Tipo O.

A conclusão é de um estudo realizado em Wuhan, o epicentro da doença na China, que descobriu que as pessoas com sangue Tipo A têm maior risco de morrer da doença.

Segundo o estudo, publicado aqui, o sangue do Tipo O é mais comum entre a população (34%) do que o Tipo A (32%). Entre os pacientes analisados com a doença Covid-19, as pessoas do Tipo O representam 25%, enquanto do Tipo A representavam 41%.

A correlação precisa de ser novamente analisada, uma vez que os investigadores não sabem o porquê da infeção variar de acordo com o Tipo sanguíneo.

No estudo participaram no estudo 2.173 doentes diagnosticados com coronavírus, incluindo 206 pessoas que morreram após terem contraído o vírus.

Os investigadores compararam os resultados dos pacientes infetados em Wuhan com 3.694 pessoas não infetadas na mesma região. 

Dos 206 pacientes que morreram, 85 tinham sangue Tipo A, equivalente a 41% de todas as mortes. 52 das pessoas que morreram eram do Tipo O, representando um quarto de todas as mortes. 

Os investigadores garantem no entanto que não é preciso entrar em pânico devido ao Tipo de sangue. "Se o seu sangue é do Tipo A, não significa que  será necessariamente infectado, assim como se é do Tipo O, também não significa que esteja absolutamente seguro. Precisa de continuar a lavar as mãos e seguir as medidas emitidas pelas autoridades."

Tipo A Tipo O Wuhan questões sociais morte saúde doenças investigação coronavírus pandemia vírus covid-19
Ver comentários