page view

EUA avisam que defenderão "cada centímetro" do território da NATO após drones russos

Embaixadora norte-americana, Dorothy Shea, afirmou que a "violação do espaço aéreo de um aliado norte-americano demonstra um imenso desrespeito".

12 de setembro de 2025 às 21:43

Os Estados Unidos avisaram esta sexta-feira que defenderão "cada centímetro do território da NATO" em resposta à intrusão de drones russos no espaço aéreo polaco, um incidente que mostra um "imenso desrespeito pelos esforços" diplomáticos de Washington.

Numa reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, pedida pela Polónia após o incidente, a embaixadora norte-americana junto às Nações Unidas, Dorothy Shea, afirmou que a "violação do espaço aéreo de um aliado norte-americano -- intencional ou não -- demonstra um imenso desrespeito pelos esforços de boa-fé dos EUA para pôr fim a este conflito".

"Os EUA apoiam os nossos aliados da NATO face a estas alarmantes violações do espaço aéreo. Os EUA estão em consulta com a Polónia e com os nossos outros aliados da NATO, nos termos do artigo 4.º do Tratado do Atlântico Norte, e tenham a certeza de que defenderemos cada centímetro do território da NATO", frisou Shea.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8