page view

EUA defende retoma de testes nucleares como responsável

Donald Trump ordenou ao Departamento de Defesa que "comece a testar" as armas nucleares dos Estados Unidos, antes de um encontro com o homólogo chinês.

31 de outubro de 2025 às 11:32
A carregar o vídeo ...

Trump quer voltar a testar armas nucleares dos EUA. O que se sabe até agora?

AP

O secretário da Defesa dos Estados Unidos da América, Pete Hegseth, defendeu esta sexta-feira que é um gesto responsável retomar os testes com armas nucleares, instado a comentar declarações do presidente norte-americano, Donald Trump.

"O Presidente foi claro: precisamos de uma dissuasão nuclear credível. (...) Retomar os testes é uma forma bastante responsável, muito responsável, de fazê-lo", disse em Quala Lumpur, após conversas com seu homólogo chinês, Dong Jun.

Na quinta-feira, o secretário-geral da ONU, o antigo primeiro-ministro português António Guterres, afirmou que os testes nucleares "nunca podem ser permitidos em nenhuma circunstância", advertindo que os riscos atuais nesta matéria são já "alarmantemente elevados".

"O secretário-geral tem afirmado repetidamente que os atuais riscos nucleares são já alarmantemente elevados e que devem ser evitadas todas as ações que possam conduzir a erros de cálculo ou a uma escalada com consequências catastróficas", afirmou o porta-voz adjunto de Guterres, Farhan Haq, em conferência de imprensa, quando questionado sobre o recente anúncio feito por Trump.

"Como disse o secretário-geral, nunca devemos esquecer o legado desastroso de mais de 2.000 testes de armas nucleares realizados nos últimos 80 anos, e que os testes nucleares nunca podem ser permitidos em nenhuma circunstância", concluiu Farhan Haq.

Donald Trump ordenou ao Departamento de Defesa que "comece a testar" as armas nucleares dos Estados Unidos, antes de um encontro com o homólogo chinês, Xi Jinping, que aconteceu quinta-feira na Coreia do Sul.

O anúncio de Washington, que faz referência direta à Rússia e à China, surge depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter ordenado um teste com um 'drone' (nave telepilotada) submarino com capacidade nuclear.

"Devido aos programas de testes realizados por outros países, solicitei ao Departamento de Guerra que comece a testar as nossas armas nucleares em pé de igualdade. Este processo terá início imediato", declarou o líder norte-americano, na rede social que detém, a Truth Social.

Os Estados Unidos não realizam testes de armas nucleares desde 1992.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8