page view

Fabricante Embraer anuncia restabelecimento de sistemas internos após ataque informático

Fabricante de aeronaves brasileira sofreu um ataque no passado dia 25 de novembro.

09 de dezembro de 2020 às 18:06

A fabricante de aeronaves brasileira Embraer anunciou esta quarta-feira que restabeleceu a operação de todos os seus sistemas de tecnologia da informação que haviam sido desligados como medida de precaução devido a um ataque informático.

A empresa referiu, num comunicado ao mercado, que "continua a investigar as circunstâncias do ataque e a quantidade de informações exfiltradas ou divulgadas, avaliando a existência de impactos sobre os seus negócios e terceiros, bem como determinando e tomando as medidas" adequadas.

Na madrugada de 01 de dezembro, a Embraer divulgou um outro comunicado informando que identificou um ataque aos seus sistemas internos de tecnologia da informação.

"O referido ataque informático foi identificado em 25 de novembro de 2020, o qual restringiu o acesso a apenas um único ambiente de arquivos da companhia", disse a empresa.

A Embraer esclareceu que chegou a receber um pedido de negociação de potenciais pagamentos dos alegados responsáveis pelo ataque cibernético, e frisou que "não iniciou qualquer processo de negociação, bem como não realizou quaisquer pagamentos a terceiros supostamente envolvidos em tal incidente".

O pedido de resgate foi comunicado às autoridades brasileiras, que investigam o caso.

A empresa frisou também que realizou uma investigação interna e já apurou que certas informações foram divulgadas.

"A companhia está a trabalhar com os terceiros que foram afetados pelo incidente (...) e manterá o mercado informado dos desdobramentos relevantes deste incidente", concluiu.

A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 assentos e tem mais de 100 clientes em todo o mundo.

A empresa brasileira mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Em Portugal, no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, funcionam duas fábricas da Embraer, sendo que a empresa também é acionista da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, com 65% do capital.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8