page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

Federação Internacional de Judo suspende título honorário de Putin

Numa entrevista em 2001, Putin disse ter sido um mestre do desporto e que encarava o judo como uma filosofia.

27 de fevereiro de 2022 às 10:15

A Federação Internacional de Judo (FIJ) suspendeu este domingo o estatuto de presidente honorário e embaixador do organismo do líder russo, Vladimir Putin, devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

"Tendo em conta o conflito em curso na Ucrânia, a Federação Internacional de Judo anuncia a suspensão do estatuto de Vladimir Putin como Presidente Honorário e Embaixador da Federação", anunciou a FIJ numa curta declaração citada pela agência francesa AFP.

Com sede em Paris, a FIJ é presidida pelo austríaco Marius Vizer, que entregou a Putin o oitavo "dan", um dos graus mais elevados do judo, em 2012.

Na altura, Vizer justificou a distinção afirmando que Putin era "uma das personalidades que garantem os valores do judo no mundo".

Vladimir Putin, 69 anos, praticou judo desde muito cedo e alcançou o cinturão preto aos 18 anos, tendo sido campeão regional na cidade natal, São Petersburgo.

Numa entrevista em 2001, disse ter sido um mestre do desporto e que encarava o judo como uma filosofia.

Autor de um livro sobre judo, Putin admitiu, em 2014, que gostaria de ter sido atleta olímpico desta modalidade.

A Rússia invadiu novamente a Ucrânia na quinta-feira, depois de ter anexado a península ucraniana da Crimeia em 2014.

No quarto dia de combates, as forças ucranianas continuam a resistir apesar da diferença das forças armadas dos dois países vizinhos.

A invasão foi condenada pela generalidade da comunidade internacional e levou vários países e a União Europeia (UE) a impor sanções económicas a interesses e personalidades russas, incluindo a Putin e ao seu chefe da diplomacia, Sergei Lavrov.

A invasão suscitou também numerosas repercussões no mundo do desporto profissional, com competições a serem transferidas, jogos contra a Rússia a serem recusados por equipas nacionais, atletas russos a serem declarados 'persona non grata' e patrocinadores a serem postos em causa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8