page view

FILHOS DE SADDAM ABATIDOS EM MOSSUL

Os filhos de Saddam Hussein, Uday e Qusay, foram ontem mortos num tiroteio com soldados americanos na cidade de Mossul, no Norte do Iraque. O Pentágono confirmou a morte dos filhos do ditador, cujo esconderijo terá sido denunciado por um informador anónimo. É a primeira grande vitória dos EUA desde o fim da guerra.

23 de julho de 2003 às 00:00

"Temos a certeza que Uday e Qusay foram mortos", afirmou um porta-voz do Pentágono, após algumas horas de especulação sobre a identidade dos indivíduos abatidos em Mossul. A mesma fonte adiantou que a identidade dos cadáveres foi confirmada "por várias fontes".

Duas centenas de soldados da 101.ª Divisão Aerotransportada dos EUA cercaram ontem uma residência em Mossul depois de terem recebido informações de que "quatro figuras proeminentes" do deposto regime iraquiano estavam no local. Os militares foram recebidos com disparos, envolvendo-se num intenso tiroteio com os ocupantes da casa, que durou mais de quatro horas e durante o qual as forças dos EUA usaram metralhadoras pesadas, lança-granadas e mísseis antitanque.

Quando os soldados entraram na casa, encontraram cinco cadáveres e cinco iraquianos feridos. Segundo militares no local, dois dos mortos apresentavam "fortes semelhanças físicas" com Uday e Qusay Hussein, mas os corpos não estavam "em muito boas condições", pelo que não foi imediatamente possível confirmar a sua identidade. Outra das vítimas mortais é um adolescente - provavelmente o filho de Uday, de 14 anos, que viajava com o pai.

Assim que os primeiros rumores de que Uday e Qusay poderiam estar mortos começaram a circular em Bagdad, ouviram-se explosões e disparos para o ar, numa manifestação espontânea de alegria e alívio pela morte dos dois odiados filhos de Saddam.

A morte de Uday e Qusay é a mais retumbante vitória dos EUA, até ao momento, na "caça" às principais figuras do deposto regime iraquiano, que o Pentágono afirma estarem por detrás da recente vaga de ataques contra as tropas americanas no Iraque, o mais recente dos quais custou ontem a vida a mais um soldado americano. Os EUA, recorde-se, tinham oferecido uma recompensa de 15 milhões de dólares por informações que conduzissem à captura dos filhos do ex-ditador.

Qusay Hussein, o filho mais novo, era visto como o 'herdeiro' do ditador. Mais recatado e calculista que o irmão, era o segundo homem mais poderoso do país: controlava a Guarda Republicana, os serviços secretos e a segurança pessoal de Saddam. Era implacável com os dissidentes, tendo ordenado a execução de centenas de pessoas.

Uday Hussein, o filho mais velho de Saddam, era conhecido pelos seus gostos extravagantes e pela sua brutalidade. Levou uma vida de 'playboy', coleccionou carros desportivos e torturou, violou e matou a seu bel-prazer. Presidente do Comité Olímpico Iraquiano e da Federação Iraquiana de Futebol, costumava torturar os atletas quando os resultados desportivos não eram os melhores.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8