page view

Francisco inicia visita aos Emirados Árabes Unidos envolta em polémica

Primeira visita de um Papa à Península Arábica é criticada por causa do papel dos Emirados Árabes Unidos na guerra no Iémen.

04 de fevereiro de 2019 às 09:11

O Papa Francisco chegou este domingo a Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU), tornando-se o primeiro Sumo Pontífice católico a visitar a Península Arábica, berço do Islão.

Antes de partir, usou o discurso de domingo na Praça de São Pedro para apelar à paz no Iémen, devastado por um conflito no qual os EAU participam integrados numa aliança liderada pela Arábia Saudita.

"O choro das crianças e dos seus pais eleva-se até Deus. Oremos, porque essas crianças que têm fome e sede e não têm medicamentos estão em risco de vida", afirmou Francisco sobre uma guerra que desde 2015 já fez mais de 13 mil mortos.

O conflito opõe a coligação saudita, que apoia o presidente Mansur Hadi, e o grupo xiita Houthi, apoiado pelo Irão.

A visita a Abu Dhabi mereceu críticas justamente por causa do papel dos EAU no conflito e o Vaticano não revelou se o Papa abordará a questão da guerra durante a visita.

Francisco foi recebido pelo príncipe Mohammed Zayed al-Nahyan, que o apresentou ao xeque Ahmed al-Tayeb, Grande Imã da mesquita egípcia Al-Azhar, considerado a maior autoridade teológica do sunismo.

O Papa quer abrir uma nova página no diálogo inter-religioso e manterá encontros com outros líderes islâmicos. Celebrará também uma missa campal na qual são esperados mais de 120 mil fiéis.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8