Tempestada de categoria 4 fez vários estragos em Guadalupe.
1 / 3
Porto Rico enfrenta hoje o que as autoridades admitem vir a ser o pior furacão a atingir o território dos Estados Unidos, sob avisos de que poderá destruir as infraestruturas elétricas e forçar o governo a reconstruir dezenas de comunidades.
O furacão Maria chegou à costa sudeste de Porto Rico às 06h15 (11h15 em Lisboa) como tempestade de categoria 4, castigando a ilha com ventos que deverão ameaçar a vida da população durante 12 a 24 horas, segundo os meteorologistas.
A tempestade Maria tinha sido classificada como furacão de categoria 5, com ventos de 281 quilómetros por hora.
"Este será um fenómeno extremamente violento", disse o governador Ricardo Rossello, acrescentando: "Não assistimos a um evento desta magnitude na nossa história moderna".
O número de cortes de energia aumentou quando o furacão Maria se aproximou, com a tempestade centrada no início do dia de hoje a cerca de 75 quilómetros a sudeste de San Juan, movendo-se para o noroeste a 17 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA em Miami.
Maria é a oitava tempestade mais forte da história do Atlântico, tendo em conta a velocidade do vento. Logo a seguir surge o Irma, que teve ventos a rondar os 300 km/h e matou 38 pessoas no Caribe e outras 36 nos EUA no início deste mês.
Porto Rico tinha sido poupado à destruição direta por furacões, que tendem a virar para norte ou sul da ilha. O último furacão da categoria 4 em Porto Rico ocorreu em 1932 e a tempestade mais forte a atingir a ilha foi San Felipe, em 1928, com ventos de 257 Km/h.
Quando o furacão Maria se aproximou, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ofereceu o seu apoio através do Twitter: "Porto Rico foi atingido duramente por um novo furacão monstruoso. Tenham cuidado, nossos corações estão convosco - estaremos lá para ajudar!"
Mais de 4.400 pessoas ficaram em abrigos no final do dia de terça-feira, juntamente com 105 animais de estimação.
O centro da tempestade passou perto de Santa Cruz durante a noite, levando o governador das Ilhas Virgens americanas, Kenneth Mapp, a insistir em que as pessoas permanecessem alerta. A ilha de Santa Cruz foi em grande parte poupada nos danos causados pelo furacão Irma em St. Thomas e St. John há apenas duas semanas.
Mas, desta vez, a ilha assistiu a cinco horas de ventos de força de furacão.
O furacão Maria matou uma pessoa na ilha caribenha francesa de Guadalupe e duas outras que estavam a bordo de um barco foram dadas como desparecidas.
Cerca de 40% da ilha - 80.000 habitações - ficaram sem energia e foram reportadas inundações em diversas comunidades.
A tempestade também atingiu a pequena ilha do Caribe oriental da Dominica, na segunda-feira, onde o primeiro-ministro, Roosevelt Skerrit, divulgou uma série de publicações dramáticas na sua página do Facebook, incluindo uma que mostrava que o que telhado da sua casa tinha sido arrancado.
"Os ventos são implacáveis! Vamos sobreviver pela graça de Deus", escreveu Skerrit, antes das comunicações serem interrompidas.
As inundações eram uma grande preocupação para as autoridades da ilha, tendo em conta as íngremes montanhas.
Dominica ainda estava a recuperar da tempestade tropical Erika, que matou 30 pessoas e destruiu mais de 370 casas em agosto de 2015.
Os meteorologistas admitiram que o furacão Maria poderia elevar os níveis de água de 1,8 a 2,7 metros perto do centro da tempestade, que deverá levar a Dominica 25 a 38 centímetros de água da chuva.
A norte, o furacão José enfraqueceu e passou a tempestade tropical na noite de terça-feira. Os meteorologistas disseram que a prática de surf era perigosa e as correntes provavelmente continuarão ao longo da costa leste dos EUA, mas admitiram que a tempestade possa não tocar terra.
As grandes ondas causadas pelo furacão Jose arrastaram cinco pessoas de um cais costeiro em Rhode Island. As vítimas foram hospitalizadas depois de resgatadas.
Um aviso de tempestade tropical foi acionado para áreas costeiras em Rhode Island e Massachusetts e a tempestade tropical ameaça algumas área de Long Island e Connecticut.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.