Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Galegos exigem independência da Galiza

O Bloco Nacionalista Galego fez este domingo uma manifestação para a independência da região espanhola.
15 de Setembro de 2013 às 22:43

Este domingo, Santiago de Compostela foi o palco para uma manifestação do Bloco Nacionalista Galego (BNG) para exigir a independência da Galiza, argumentando que a soberania é também "a pré-condição para implementar políticas de esquerda".

Em comunicado, o BNG afirma que a independência da Galiza seria a "única alternativa para sair da crise" e que o Partido Popular espanhol tem colocado o país "numa situação limite no plano económico e no social".

"Os nossos inimigos são os poderes económicos que estrangulam o nosso país, os oligopólios capitalistas e os políticos mercenários que os servem", sustentou o porta-voz nacional do BNG, Xavier Vence, no discurso proferido na Praça da Quintana, em Santiago de Compostela.

Aquele político lamentou ainda o abandono do meio rural "devido à falta de uma política agrícola e florestal por parte do Governo" e uma "austeridade irresponsável".

Esta manifestação na Galiza acontece dias depois de na região da Catalunha se ter realizado um cordão humano, com cerca de 400 quilómetros, organizado por forças e movimentos independentistas em defesa da autodeterminação.

Galiza Espanha independência Bloco Nacionalista esquerda le galego face
Ver comentários