page view

Governo de Trump recorre a Tribunal sobre ordem que o obriga a financiar totalmente programa alimentar

Departamento de Justiça alega que os subsídios estão paralisados devido ao encerramento do Governo e que não há forma de o Departamento encontrar o dinheiro em falta.

07 de novembro de 2025 às 22:40

A administração de Donald Trump recorreu esta sexta-feira a um tribunal de recurso contra uma ordem judicial que o obriga a pagar na totalidade os subsídios para a compra de alimentos de 42 milhões de norte-americanos.

O recurso, apresentado como emergência, insta aquele tribunal a "suspender" as ordens de outro tribunal que obriga o governo a financiar o Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP), que se encontra bloqueado pela paralisação do Governo federal há 38 dias, graças à não aprovação do Orçamento de Estado no Congresso.

A decisão de um tribunal inferior obriga o Departamento de Agricultura, do qual depende o SNAP, a encontrar fundos para financiar 100% dos vales para alimentos.

Na última segunda-feira, o Departamento assegurou, numa declaração apresentada a um tribunal do Distrito do estado de Rhode Island, que utilizaria o fundo de emergência do programa para pagar metade do valor dos vales durante o mês de novembro, mas mais tarde, elevou o valor para 65%.

No entanto, o tribunal considerou que não era suficiente.

Agora, o Departamento de Justiça alegou no seu recurso que os subsídios estão paralisados devido ao encerramento do Governo e que não há forma de o Departamento encontrar o dinheiro em falta.

Por seu lado, Trump qualificou a decisão de "absurda" e insistiu em responsabilizar os democratas pela paralisação do Governo e, portanto, pela falta de fundos.

Alguns estados já começaram a distribuir parcialmente as ajudas e vários indicaram que poderiam chegar na próxima semana, segundo a CNN.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8